Uso de plantas medicinais ajuda a prevenir doenças no gado leiteiro

O uso de plantas medicinais que nascem espontaneamente no campo pode ser uma alternativa eficaz e econômica para a prevenção de doenças nos tetos das vacas leiteiras. Em comparação com os produtos tradicionais, a economia pode ser superior a 90% com eficácia na desinfecção [...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 5
Ícone para curtir artigo 0

O uso de plantas medicinais que nascem espontaneamente no campo pode ser uma alternativa eficaz e econômica para a prevenção de doenças nos tetos das vacas leiteiras. Em comparação com os produtos tradicionais, a economia pode ser superior a 90% com eficácia na desinfecção pré-dipping e no selamento dos tetos após a ordenha. A produção, utilização e identificação de plantas que podem ser usadas nesses manejos são abordados pela Emater durante a Agrotecno Leite que acontece até esta quinta-feira no Centro de Eventos e Campos Experimentais da UPF.

Entre as plantas que podem ser usadas como desinfetantes e antissépticas estão erva-de-bugre, eucalipto, alecrim, picão preto, erva-de-bico, macela, carqueja, aroeira vermelha, guanxuma e erva lanceta. Conforme a extencionista técnica social da Emater de Vila Maria Lisiane Andersson Ramos a maior parte dessas plantas nascem espontaneamente nas propriedades e o único custo que os agricultores teriam para utilizá-las seria com o álcool que é utilizado nos preparos.

Além das plantas com propriedades desinfetantes, outra alternativa sugerida é o uso da linhaça para o selamento dos tetos após a ordenha. Lisiana explica que quando fervida na água a linhaça cria um líquido viscoso, parecido com a baba dos terneiros. “Depois da ordenha, os tetos permanecem abertos por até 40 minutos. Nesse período podem entrar bactérias que causam doenças. Com a linhaça, estamos imitando a natureza e prevenindo doenças como a mastite, por exemplo”, reitera.

A notícia é do jornal O Nacional.
Ícone para ver comentários 5
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Josué Mariano Borges
JOSUÉ MARIANO BORGES

CANANÉIA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE OVINOS DE LEITE

EM 30/09/2014

Muito interessante ....

Qual espécie de Eucalipto? As demais ervas e arbustos devem ser macerados?

Grato, Josué Borges
Nilce
NILCE

LEBON RÉGIS - TOCANTINS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 29/09/2014

Olá! Gostaríamos de saber mais sobre este assunto, receitas e modo de utilizar as plantas medicinais. A linhaça cozida substitui o acido láctico do pós-diping? E o que usar como pré-diping? Aguardamos a resposta! Obrigada!
Isa maria leite Ferreira
ISA MARIA LEITE FERREIRA

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 26/09/2014

Bom dia

também fiquei interessada, poderia mandar a receita da linhaça também.

Muito obrigada. Parabéns pela reportagem.
EDMAR ANTONIO DA SILVA
EDMAR ANTONIO DA SILVA

PATROCÍNIO - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 25/09/2014

Gostaria de saer tbem qual a forma de preparar ,quantidade ,
celmo alves
CELMO ALVES

ITAMARANDIBA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 24/09/2014

Muito bom! Qual a forma de preparar? li que e com álcool mais não especifica quantidades e nem como.
Qual a sua dúvida hoje?