A produção de leite da está com tendências variadas, com alguns países mostrando produções semanais abaixo dos níveis do ano anterior. A produção geral está aumentando e continua acima dos níveis do ano anterior. Os preços baixos dos derivados lácteos levam a uma previsão de declínios nos próximos ajustes dos preços ao produtor.
Os produtores que estão com produção acima da cota estão freando a mesma, evitando pagar tarifas pelo excedente produzido. As vacas leiteiras de menor produção estão sendo descartadas a taxas crescentes.
As condições climáticas no inverno, apesar de frias, não estão sendo vistas como limitantes à produção de leite. Com a previsão de expansão da produção, os processadores estão escolhendo a manteiga e o leite em pó desnatado como derivados para serem produzidos.
Gráfico 1 - Histórico de preços dos produtos lácteos no oeste da Europa
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint a partir de dados do USDA, 2015.
Europa Oriental
A produção de leite no Leste Europeu está aumentando e encontra-se acima dos níveis do ano anterior. A produção na Polônia está acima dos níveis da cota, mas os produtores deverão tomar medidas para reduzi-la, visando evitar pagar as tarifas cobradas àqueles que excedem o teto de produção estabelecido.
Os volumes de leite e creme de leite enviados à Bielorrússia foram reduzidos. Como resultado, a oferta de várias commodities aumentou e há um elevado volume de lácteos disponível para exportação. As condições climáticas no inverno estão em conformidade com o padrão para essa época do ano e não prejudicarão a produção de leite.
As informações são do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), traduzidas pela equipe MilkPoint.