Uruguai: poder de compra dos produtores de leite caiu 24% em um ano

O poder de compra dos produtores de leite do Uruguai caiu no último ano segundo os dados divulgados pelo Instituto Nacional do Leite (Inale), com base na sua publicação trimestral sobre Indicadores de Preços e Custos da Produção Primária de Leite. Considerando o preço atual recebido pelo produtor e os custos para a produção de um litro de leite, o poder de compra de insumos caiu [...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em:

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O poder de compra dos produtores de leite do Uruguai caiu no último ano segundo os dados divulgados pelo Instituto Nacional do Leite (Inale), com base na sua publicação trimestral sobre Indicadores de Preços e Custos da Produção Primária de Leite.

Considerando o preço atual recebido pelo produtor e os custos para a produção de um litro de leite, o poder de compra de insumos caiu 24% comparado ao ano passado. Segundo o Inale, essa situação se deve à baixa no preço do leite (-13%) e ao aumento dos custos (+14%). Os grupos de produtos que incidiram a alta nos custos foram principalmente concentrados (+5,1%), arrendamento (+1,9%) e mão de obra assalariada (+1,4%).

Os custos em dólares caíram (-11%) com relação ao ano anterior, principalmente pelo efeito do aumento do tipo de câmbio (+27%), fato que aumentou a importância na estrutura dos produtos cotados em dólares. Aproximadamente 60% dos custos são em dólar.

No entanto, em março de 2016, o poder de compra do leite se recuperou com relação ao mês anterior (+4%), ou seja, em março, o litro de leite permitiu a compra de 4% mais insumos do que poderia comprar em fevereiro.

As informações são do El Observador.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?