A Associação Nacional de Produtores de Leite (ANPL) do Uruguai realizará no final desse mês um novo estudo técnico para determinar a incidência dos custos de produção na economia dos produtores de leite.
No final de 2012, um estudo similar mostrou que a margem de lucros que ficava com o produtor era metade da que tinha no primeiro semestre do mesmo ano. “Penso que a situação provavelmente se deteriorou mais, porque, na medição anterior, não estava contemplado, nem o aumento dos salários, nem o aumento do preço da energia”, disse o assessor da ANPL, Daniel Zorrilla.
“Não há endividamento. No entanto, lentamente os produtores vão tendendo a se endividar. Certamente, nos próximos meses, aumentará o endividamento”.
Por outro lado, ele disse que a operação “grãos 2013”, destinada à formação de reservas alimentícias aos estabelecimentos leiteiros para apoiar a produção no próximo outono-inverno “vai muito mais lenta que o normal”. Em anos anteriores, a operação manejou 20.000 toneladas de grãos (sorgo, milho e cevada), mas, a essa altura do ano, “estamos com um terço disso”.
A reportagem é do El País Digital, traduzida e adaptada pela Equipe Milkpoint.
Uruguai: Baixa rentabilidade preocupa setor leiteiro
A Associação Nacional de Produtores de Leite (ANPL) realizará no final desse mês um novo estudo técnico para determinar a incidência dos custos de produção na economia dos produtores de leite.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em:
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.