Diante do novo comportamento de consumo, com maiores vendas de manteiga, e após anos de posicionamento do produto como inimiga da margarina, a Unilever Foods precisou dar uma “virada fundamental” de um negócio de US 4,8 bilhões e acrescentar o produto no seu portfólio.
Segundo matéria publicada pelo Valor Econômico, o presidente da Unilever Foods, Antoine de Saint-Affrique, disse em uma conferência com investidores que a batalha acabou. Com a volta da popularidade da manteiga, novas pesquisas sobre nutrição e buscas por produtos naturais, a Unilever acrescentou manteiga à Rama na Alemanha, a maior marca de margarina no país, isso após as vendas em volume da divisão de margarinas declinarem por seis trimestres consecutivos.
Em 2012, segundo dados do governo dos EUA, o consumo de manteiga per capita chegou a seu nível mais alto em 44 anos, ao passo que o de margarina está no seu patamar mais baixo em 70 anos. Na Alemanha, as vendas de manteiga superam as de margarina por uma margem de três a um.
Segundo uma professora de nutrição da Universidade de Nova York, a margarina virou um símbolo de comida barata, processada e artificial, o que é uma ironia, pelo forte empenho da Unilever em desenvolver margarinas saudáveis.
No terceiro trimestre de 2013, a manteiga prosperou com uma queda de 21% no preço, o que a tornou mais acessível frente aos seus rivais de origem vegetal. Além disso, resultados de pesquisas contestaram a visão de que a gordura saturada na manteiga causa doenças cardíacas. Assim, a manteiga se beneficia ainda mais da tendência de consumo de comidas mais naturais.
De acordo com o valor, os investidores da Unilever estão perdendo a paciência com a divisão de margarinas, acumulando pedidos para vender parte ou todo o negócio, que segundo estimativas vale pelo menos € 8 bilhões.
Na conferência, Paul Polman, o CEO da fabricante de margarina Unilever, disse que a margarina é um produto natural por ser feita de azeite da mesma forma como a manteiga é feita de leite, e acrescentou que a marca começa a recuperar participação de mercado, embora ainda esteja nas etapas iniciais de seu plano. Discurso que não foi ‘vendido” pelo fato dele, por muitos anos, ter criticado a manteiga, dizendo que a gordura com lactose "matava".
As informações são do Valor Econômico, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint. Leia aqui a matéria na íntegra em sua fonte original.
Unilever muda e incorpora manteiga
Diante do novo comportamento de consumo, com maiores vendas de manteiga, e após anos de posicionamento do produto como inimiga da margarina, a Unilever Foods precisou dar uma "virada fundamental" de um negócio de US 4,8 bilhões e acrescentar o produto no seu portfólio.
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