Quase um terço dos participantes da última pesquisa do Mintel disseram que porções controladas era um fator que influenciava na compra de sobremesas congeladas – mais que os apenas 11% em 2013 – com 32% dizendo que compram produtos em porções individuais.
O interesse dos consumidores em ofertas premium manteve as vendas altas, apesar do declínio nos volumes, continuou o Mintel. Cerca de 22% dos consumidores compram sobremesas congeladas que consideram premium e 34% disseram que estão dispostos a pagar mais por elas. As razões das compras de sorvetes premium incluem sabor (35%) e percepções superiores de saúde (14%).
“Embora poucas oportunidades existam para adquirir novos clientes no mercado de sobremesas congeladas, o interesse em opções premium e saudáveis dá às marcas a oportunidade de oferecer produtos que comunicam saúde e bem-estar, enquanto também encorajam moderação, o que pode ajudar a aumentar os testes de porções menores”, disse Beth Bloom, analista sênior de alimentos e bebidas do Mintel.
“Colocar forte foco na qualidade, no sabor e na saúde fará sucesso entre os consumidores e enfatizar embalagens de porções individuais e mensagens sobre a variedade dos produtos deve ter um apelo às preferências dos americanos por lanches”.
Embora sorvete com somente um sabor seja o tipo com mais chances de compras, o Mintel disse que um crescente número de consumidores está intrigado pelos sabores com misturas, como nozes e inclusões - 41% hoje comparado com 24% em 2013.
“A ampla gama de sobremesas congeladas de sabores únicos e produtos com misturas únicas está evitando que os consumidores se entediem com a categoria”, disse Bloom. “O aumento de novos sabores da moda falam com a nostalgia de componentes duplos e com a questão do prazer ao consumo no mercado, enquanto variedades internacionalmente inspiradas, como sorvete mochi e gelato, estão tendo sucesso no sabor e no formato”. “Para ofertas mais tradicionais, as misturas podem dar às sobremesas um impulso a mais, com adições de frutas e nozes potencialmente tendo um apelo junto aos consumidores focados na saúde”.
Enquanto sobremesas congeladas premium e saborosas atraem o interesse dos consumidores, o mercado geral está tendo um crescimento morno, com as vendas aumentando apenas 6% de 2011-15, para US$ 12,6 bilhões. No mesmo período, o volume de vendas declinou 5%, com todos os segmentos da categoria apresentando uma redução nos volumes de vendas de 2011 a 2015.
O gelato continua sendo a categoria de melhor resultado no mercado dos Estados Unidos, direcionando um contínuo interesse dos consumidores, mas tem havido uma redução gradual nas vendas e no desenvolvimento de novos produtos.
“A venda de sorvetes e novidades congeladas se mantiveram altas, apesar do declínio no interesse, graças à inovação no desenvolvimento de produtos e ao contínuo interesse em gelados. Entretanto, os gelatos podem estar alcançando seu pico, à medida que as vendas aumentam o os lançamentos de novos produtos estão em declínio comparado com os últimos anos. É possível que o gelato esteja seguindo o caminho do iogurte grego e perdendo um pouco de seu brilho. Dito isso, prevemos que o gelato continuará relativamente popular à medida que tem um forte apelo ao sabor e à satisfação e fornece características de um produto premium”.
As informações são do FoodBev.com, traduzidas pela Equipe MilkPoint.