Os últimos meses foram de grande dinamismo no mercado lácteo. O leite e seus derivados vinham sendo comercializados a todo vapor - com diversas empresas relatando inexistência de estoques pelo país inteiro - e os preços tiveram grande ascensão devido a este cenário com demanda firme e oferta escassa, a qual foi ocasionada pela baixa rentabilidade obtida no segundo semestre de 2012. Tal situação ocorreu, pois os altos custos de alimentação desestimularam a produção de leite nacional, causando, inclusive, redução na quantidade ofertada no primeiro trimestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2012.
No entanto, em contato com agentes de mercado, o MilkPoint verificou que essa tendência altista pode ter chegado ao seu fim. Segundo nossos colaboradores, as vendas no atacado sofreram retração na segunda quinzena de setembro, com queda de pelo menos 10 a 15 centavos no leite UHT vendido ao varejo. O varejo represou as compras no momento em que a oferta começa a aumentar. Assim, força a indústria a vender a preço mais baixo, além de elevar as margens, recuperando a situação de início de entressafra, quando precisa pagar mais caro pelo leite.
A matéria é do MilkPoint.
UHT: Preços do leite no atacado apresentam redução
Os últimos meses foram de grande dinamismo no mercado lácteo. O leite e seus derivados vinham sendo comercializados a todo vapor - com diversas empresas relatando inexistência de estoques pelo país inteiro - e os preços tiveram grande ascensão devido a este cenário com demanda firme e oferta escassa. No entanto, em contato com agentes de mercado, o MilkPoint verificou que essa tendência altista pode ter chegado ao seu fim.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em:
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.