A adoção da proposta de controle da oferta de leite na União Europeia (UE) representa uma “ameaça real” ao crescimento do setor leiteiro, disse a Associação Europeia de Lácteos (EDA).
O Comitê de Agricultura do Parlamento Europeu está fazendo as preparações finais antes da votação de emendas na reforma na Política Agrícola Comum (PAC) – incluindo a adoção de medidas de controle da oferta.
Pelas medidas, os produtores de leite europeus seriam compensados pela redução na oferta de leite por um período fixo em um esforço para conter os problemas de mercado.
O secretário geral da EDA, Joop Kleibeuker, disse que a implementação dessas medidas seria “um retrocesso”.
“A ideia é que quando o mercado de lácteos não está bom, os produtores de leite serão encorajados a produzir menos leite. Achamos que a implementação desse tipo de medida é uma ameaça real ao mercado leiteiro europeu. O mercado leiteiro europeu não alcançará um desenvolvimento ótimo se essa medida for aprovada”.
De acordo com ele, os produtores e processadores poderão ter uma queda na receita como resultado.
Nesse ambiente, os processadores de lácteos têm menos chance de expandir suas capacidades de processamento ou investir em inovações. Isso reduziria a competitividade do setor de lácteos da Europa, disse ele. “No momento, existe uma crescente demanda dos consumidores por produtos lácteos – particularmente dos mercados emergentes, como a China. O setor de lácteos europeu deveria aproveitar esse fato”.
A EDA também levantou preocupações sobre outras medidas que poderiam diluir a operação da lei de competição e potenciais alternâncias no pacote leiteiro – Dairy Package -, que ainda será implementado.
Apesar dessas preocupações, a EDA “apoia amplamente” a proposta da reforma da PAC, que acredita-se que reflete “a necessidade fundamental de uma rede efetiva de segurança. Em nossa visão, uma reforma adequada da PAC deveria estar voltada a tornar a agricultura europeia inovadora, dinâmica e sustentável economica, ambiental e socialmente. Uma agricultura bem sucedida e altamente competitiva na UE beneficiaria todas as partes envolvidas. Nesse contexto, esperamos que o Parlamento leve em conta nossas preocupações e busque continuar com um debate construtivo da reforma da PAC com os membros do Parlamento”.
A reportagem é do Dairy Reporter, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
UE: Medidas de controle da oferta de leite serão "retrocesso"
A adoção da proposta de controle da oferta de leite na União Europeia (UE) representa uma "ameaça real" ao crescimento do setor leiteiro, disse a Associação Europeia de Lácteos (EDA).
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.