UE lança estudo para avaliar impacto da rotulagem da origem do leite

A Comissão Europeia (CE) fará um estudo sobre o impacto da legislação proposta que tornaria obrigatória a rotulagem da origem e o do tipo de leite usado como ingrediente em produtos lácteos. O objetivo do estudo é avaliar a necessidade que os consumidores apresentam por este tipo de informação.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

A Comissão Europeia (CE) fará um estudo sobre o impacto da legislação proposta que tornaria obrigatória a rotulagem da origem e o do tipo de leite usado como ingrediente em produtos lácteos. O objetivo do estudo é avaliar a necessidade que os consumidores apresentam por este tipo de informação.

A rotulagem obrigatória da origem já existe para vários produtos agrícolas, incluindo carne bovina, mel ovos, carne de frango importada, frutas e vegetais, bananas, óleo de oliva, vinho e lúpulo.

A CE lançou o estudo de acordo com uma série de novas medidas da União Europeia (UE), que foram designadas para aumentar a quantidade de informações disponíveis sobre a origem dos produtos alimentícios aos consumidores. Essas foram lançadas alguns meses após o escândalo na Europa, que foi divulgado em janeiro de 2013, quando DNA de cavalo foi descoberto em hambúrgueres de carne bovina congelada vendidos em vários supermercados britânicos e irlandeses. Muitos produtos vendidos como carne bovina foram posteriormente descobertos contendo carne de cavalo não declarada – até 100% do total da carne, em alguns casos.

O estudo coletará informações de todos os países membros da UE, incluindo a Croácia, que se tornou o 28º Estado Membro no começo desse mês. De acordo com o documento, “o impacto de aplicar a rotulagem da origem pode diferir entre os Estados Membros e setores” como resultado de diferentes características em termos de produção, processamento e sistemas de comercialização. “O estudo deverá avaliar a situação e possíveis impactos da rotulagem da origem de carnes, leite e leite usado como ingrediente em produtos lácteos na UE e deverá também incluir uma série de estudos de caso em diferentes setores e Estados Membros”.

A CE espera coletar informações sobre o comportamento dos consumidores com relação aos diferentes tipos de indicação de origem e sobre a disposição de pagar por informações mais ou menos extensivas relacionadas à origem dos produtos em questão.

Além de coletar dados sobre o comportamento dos consumidores, o estudo avaliará a viabilidade de fornecer uma indicação do país de origem do produto, como também o impacto da rotulagem obrigatória no resultado econômico da cadeia de fornecimento de alimentos, no efeito do comércio interno na UE e nos negócios dos países de fora da região. Os encargos administrativos para os produtores, coletores, processadores, comerciantes, varejistas e autoridades nacionais de regulamentação, e o custo de um fortalecimento necessário nas fiscalizações e controles serão avaliados.

A reportagem é do Dairy Reporter, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Darlan Palharini
DARLAN PALHARINI

PORTO ALEGRE - RIO GRANDE DO SUL

EM 02/08/2013

O mais importante dessa notícia é o ultimo parágrafo. Que em muitas decisões em nosso país, Estado ou município não é levado em conta. Precisa ouvir quem está no processo.
Qual a sua dúvida hoje?