Top 100 MilkPoint 2017: contrários à queda no volume de leite inspecionado em 2016, maiores produtores crescem

Baixe o relatório atualizado! O MilkPoint realiza desde 2001 o levantamento Top 100, que reúne os 100 maiores produtores de leite do Brasil. O Top 100 MilkPoint 2017 tem como base as maiores fazendas leiteiras do ano de 2016. Para esse levantamento contamos com a colaboração de centenas de leitores, o que tornou possível obter as informações necessárias para a publicação da listagem dos 100 maiores produtores de leite do Brasil!

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 3 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

O MilkPoint realiza desde 2001 o levantamento Top 100, que reúne os 100 maiores produtores de leite do Brasil. O Top 100 MilkPoint 2017 tem como base as maiores fazendas leiteiras do ano de 2016. Para esse levantamento contamos com a colaboração de centenas de leitores, o que tornou possível obter as informações necessárias para a publicação da listagem dos 100 maiores produtores de leite.

Esta iniciativa contou com o apoio das empresas Elanco Saúde Animal, CRV-Lagoa e Tortuga/DSM, às quais agradecemos pela viabilização do levantamento. 

Segundo o coordenador da pesquisa, Marcelo Pereira de Carvalho, nesta edição, o crescimento dos Top 100 mostra que no âmbito dos grandes produtores de leite, está ocorrendo um processo de tecnificação, aumento de escala e profissionalismo. De acordo com ele, esse movimento se intensificará nos próximos anos, mesmo que os 100 maiores hoje representem uma pequena parcela do total do leite brasileiro.

"Além dos 100 maiores - que são a ponta do iceberg - é notável um processo de profissionalização no setor leiteiro como um todo, em que produtores familiares estão se modernizando e aumentando a eficiência. Produtores de todos os portes vêm buscando aumento de escala, o que nos faz concluir que os Top 100 representam de alguma forma o que está acontecendo no Brasil". 

Veja a seguir alguns dos principais pontos do Levantamento Top 100 MilkPoint 2017:

● Os 100 maiores produtores de leite em 2016 apresentaram produção média de 16.179 litros/dia, volume cerca de 4,5% superior à média dos 100 maiores produtores de 2015. 

● 54% dos produtores consideraram a rentabilidade da atividade leiteira em 2016 melhor do que a média se comparada a outros anos; 36% afirmaram que esteve na média e apenas 10% a consideraram pior que a média.

● Os custos operacionais de produção apresentaram aumento de 5% entre os produtores Top 100 e 59% das propriedades tiveram custo operacional médio acima de R$1,10/litro.

● Novamente Minas Gerais é o estado com maior número de fazendas presentes no Top 100, com 44 propriedades (cinco a menos que no ano passado). Em segundo lugar aparece o estado do Paraná, que teve 18 fazendas entre os 100 maiores produtores de leite (duas a menos que no último Top 100) e, em seguida, o Rio Grande do Sul, que apresentou 8 fazendas. 

● Entre os 10 produtores com maiores aumentos na produção diária, 3 são da região Sudeste (todos em Minas Gerais), outros 4 da região Sul (2 no Paraná e 2 no Rio Grande do Sul), 1 da Bahia e 2 de Goiás.

● A raça holandesa permanece sendo a mais utilizada nas propriedades, estando presente em 76 fazendas do Top 100. 

● A Itambé apresentou o maior número de fornecedores entre os Top 100, somando 18 fazendas. Em seguida vem o Pool Leite (entidade de produtores, operada pelas cooperativas Castrolanda, Frísia e CAPAL, que agrega a comercialização do leite de 8 cooperativas) com 14 fazendas. Na sequência, a Danone e a Piracanjuba, com 14 e 12 fornecedores respectivamente.

● Este ano, 10 participantes do Top 100 possuem laticínio próprio. Entre eles, apenas 4 estão no Top 10.

● Novamente a maior fazenda produtora de leite do Brasil em 2016 foi a Fazenda Colorado. Ao contrário de 2015, quando apresentou uma redução de 3,4% na produção, este ano a Colorado teve aumento de 4,2% no volume produzido diariamente, totalizando 63.133 litros/dia.


Nota: Na última sexta-feira, o MilkPoint divulgou o relatório Top 100 2017, um levantamento sobre os 100 maiores produtores de leite do Brasil. Devido à necessidade de atualização de algumas informações que constam no relatório, sugerimos que você refaça o download do arquivo, no link abaixo. Pedimos desculpas pelo ocorrido e agradecemos a sua compreensão.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Eva Eloisa Formagio Eva
EVA ELOISA FORMAGIO EVA

EM 27/03/2017

Olá, muito bom saber que nesses Estados tem uma grande produção de leite, enquanto o Mato Grosso do Sul nem aparece. Porém, somos grandes produtores de gado de corte. Gostei da matéria . Até
Marcelo Branquinho Pereira
MARCELO BRANQUINHO PEREIRA

TRÊS CORAÇÕES - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 25/03/2017

Já podemos ver uma concentração da produção de leite, se contabilizarmos os ausentes e considerarmos apenas a produção formal já chegamos a 3% da produção nacional em 100 fazendas ,ainda é pouco mas já enxergamos uma tendência. Se tivéssemos um top 1.000 veríamos mais facilmente esta concentração. Interessante observar que os maiores crescimentos foram entre as maiores fazendas , isto devido a capacidade de investimento destas maiores. O faturamento somado das 100 maiores já chega a um bilhão de reais.
Qual a sua dúvida hoje?