Top 100 MilkPoint 2015: 100 Maiores produtores de leite do Brasil crescem 9,4% em 2014

O MilkPoint realiza desde 2001 o levantamento Top 100, que reúne os 100 maiores produtores de leite do Brasil. O Top 100 MilkPoint 2015 tem como base as maiores fazendas leiteiras do ano de 2014.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 4 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 7
Ícone para curtir artigo 0



O MilkPoint realiza desde 2001 o levantamento Top 100, que reúne os 100 maiores produtores de leite do Brasil. O Top 100 MilkPoint 2015 tem como base as maiores fazendas leiteiras do ano de 2014.

Para esse levantamento contamos com a colaboração de centenas de leitores, o que tornou possível obter as informações necessárias para a publicação da listagem dos 100 maiores produtores de leite.

Esta iniciativa contou com o apoio das empresas Elanco Saúde Animal, CRV-Lagoa e Tortuga/DSM, às quais agradecemos pela viabilização do levantamento.

Segundo o coordenador da pesquisa, Marcelo Pereira de Carvalho, o Top 100 deste ano mostra o forte crescimento dos maiores produtores do pais. "Em 2001, data do primeiro levantamento, a média dos 100 maiores foi de 6.500 kg/dia, ao passo que, em 2014, atingiu-se mais de 15.000 kg/dia, mais do que o dobro", diz ele. Espera-se, para frente, novos incrementos à medida que os investimentos continuam e que, apesar da queda de preços do final de 2014, para o estrato dos grandes produtores é um negócio atrativo.

Segundo ele, estes produtores, além de ter melhor poder de barganha na compra de insumos, bem como maior facilidade na contratação e retenção de pessoas, gozam de uma posição mais favorável na negociação do leite. Provavelmente, estes produtores não verificaram a mesma intensidade de queda nos preços comparados a produtores de menor porte e menos estratégicos, que em momentos de excesso oferta, são menos valorizados pelos laticínios. "Isso estimula o desenvolvimento de grandes projetos", finaliza.

Outro aspecto interessante do relatório é o crescimento continuado de sistemas confinados que, ano após ano, se consolidam como principal sistema de alojamento dos grandes produtores.



Para ler o relatório completo do Top 100 MilkPoint – 2015, no formato de E-Book,clique no botão abaixo:




Abaixo, segue o resumo do levantamento:

Os 100 maiores produtores em 2014 apresentaram produção média de 15.161 litros por dia, 9,4% a mais do que os 100 maiores de 2013. Tal quantidade é mais que o dobro da apresentada no primeiro Top 100, em 2001, quando a produção média foi de 6.544 litros por dia.

• 39% dos produtores consideraram a rentabilidade em 2014 acima da média dos outros anos, 47% afirmaram que a rentabilidade esteve na média e 14% a consideraram abaixo da média.

• Houve aumento de 3,6% nos custos operacionais de produção entre os produtores Top 100, sendo que 40% das propriedades tiveram custo operacional médio acima de R$0,90/litro.

• Minas Gerais continua sendo o estado com maior número de fazendas presentes no Top 100, com 44 propriedades (duas a menos que na edição anterior). Em seguida, o estado do Paraná teve 18 fazendas entre os 100 maiores produtores de leite (uma a mais que no último Top 100). Os estados de Goiás e São Paulo apresentaram 10 propriedades cada no Top 100. São Paulo também se destaca por apresentar as 3 maiores fazendas leiteiras do Brasil, todas produtoras de leite tipo A com marca própria.

• Entre os 10 produtores com maiores aumentos na produção diária, 7 são da região Sudeste (5 em Minas Gerais e 2 em São Paulo). Outros 2 produtores são do estado do Ceará e 1 é de Goiás.

• O sistema de produção mais utilizado pelos Produtores Top 100 foi o de confinamento das vacas, presente em 61 propriedades. Dentre as fazendas que possuem tal sistema, 72% utilizam Free-Stall e 28% confinam utilizando piquetes de terra. Dentre as 39 fazendas restantes, 23 utilizaram o sistema de semi-confinamento e 16 o de pastejo rotacionado. O sistema Compost Barn de confinamento também foi citado por alguns produtores, porém sem se constituir no sistema principal das propriedades que o mencionaram.

•  A fazenda Flor da Serra, propriedade de Luiz Prata Girão, é a única entre os dez maiores que utiliza sistema de pastejo rotacionado.

• A raça holandesa permanece como a mais utilizada nas propriedades, estando presente em 70 fazendas, mesma quantidade do levantamento anterior. A raça Girolando e outros mestiços com grau variado de sangue aumentou sua presença de 39 para 44 propriedades no Top 100. Dentre os 100 maiores produtores de leite, 29 utilizam mais de uma raça na propriedade.

• O Pool Leite (Arapoti, Cooperativa Batavo e Cooperativa Castrolanda) teve o maior número de fornecedores de leite entre os Top 100, com 14 fazendas. Em seguida, com 12 fornecedores cada, Itambé e Danone dividiram a segunda colocação entre os laticínios.

• Dentre os participantes do levantamento, oito possuem laticínios próprios.

• A maior fazenda produtora de leite do Brasil em 2014 foi a Fazenda Colorado, de Lair Antônio de Souza e filhos, que teve crescimento de 17,4% na produção no ano, com média de produção diária de 62.851 litros/dia. No início de 2015, Lair Antônio de Souza, que havia se tornado o maior produtor de leite do Brasil no Top 100 2014, veio a falecer. As atividades da Fazenda Colorado continuam em operação, sendo administrada por seus filhos.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 7
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

rene nielsen
RENE NIELSEN

UNIÃO DA VITÓRIA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 19/09/2016

Sou produtor de leite na região sul do PARANA;  herdei esta profiçaõ dos meus pais e digo

com muito orgulho que sou leiteiro ;profição que exige 365 dias de dedicação por ano e uma luta diaria  muitas vezes não reconhecida com o devido valor

Hoje ordenho 220 animais da raça holandesa ,com uma media geral de 32 litros dia,tudo em sistema FREE _STALL

Então lendo estas reportagens fico feliz que eu faço parte desta grande atividade que produz um alimento tão nobre para a humanidade.

Obrigado RENE NIELSEN
Edson Pinto
EDSON PINTO

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 01/03/2016

Edson Pinto.

Consultor industrial - Laticínios.



Os números nos indica o quanto a profissionalização do setor e a seriedade na gestão do negócio garante o crescimento com sustentabilidade.

Tive o prazer de trabalhar em uma dessas "Top 100" e vivenciar de perto o gerenciamento da rotina, a dedicação e respeito dos proprietários a seus colaboradores.
Paulo Moraes de Souza
PAULO MORAES DE SOUZA

CAMPO GRANDE - MATO GROSSO DO SUL - ESTUDANTE

EM 19/02/2016

Fazenda Colorado é um exemplo de atividades leiteira, com tecnologia, sanidade, manejo, administração, controle enfim... apostando sempre na produção, mostra que pra ser grande produtora de leite basta ter o que falei independente do seu porte, pode-se ter leite de qualidade e gradativamente pode-se aumentar a produtividade na quantidade ....Exemplo pra todos do ramo....
Hermenegildo de Assis Villaça
HERMENEGILDO DE ASSIS VILLAÇA

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 16/03/2015

Crescer em quantidade , mas nunca esquecer de crescer em QUALIDADE.
Nélio Jaider Lage
NÉLIO JAIDER LAGE

ALPINÓPOLIS - MINAS GERAIS

EM 13/03/2015

Excelente matéria! Eu não imaginava que existiam fazendas com tanta produção de leite como a Colorado! Os números são surpreendentes! Parabéns!
Roberto Jank Jr.
ROBERTO JANK JR.

DESCALVADO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 09/03/2015

Ótimas informações desse grupo que já representa quase 2% da produção Brasileira; é pouco mas muito mais do que era antes. Interessante notar a guinada em direção ao confinamento integral. Faz sentido em um pais com estação seca e restrição hídrica bem definidas e grande potencial para produção de forragens e commodities agrícolas.
Nathã Carvalho
NATHÃ CARVALHO

ALEGRETE - RIO GRANDE DO SUL

EM 02/03/2015

Que material excelente.

Parabéns.

Interessante observar que mais de 50% das propriedades utilizam algum cruzamento.

Também interessante que a 8ª propriedade, localizada no Ceará, utilize animais Guzerá Leiteiro, em ordenha mecânica.
Qual a sua dúvida hoje?