TO: Câmara Setorial do Leite discute ações para fortalecer a cadeia em 2013

Representantes de instituições e órgãos das três esferas: Municipal, Estadual e Federal, que integram a Câmara Setorial do Leite, reuniram para discutir as ações a serem executadas no Estado em 2013. Na reunião da Câmara, cada instituição apresentou os projetos e ações em execução ou a serem executados em parceria, com outras entidades, cooperativas e associações de produtores em continuação às atividades para estimular e fortalecer a cadeia produtiva do leite no Tocantins.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Em continuação às atividades para estimular e fortalecer a cadeia produtiva do leite no Tocantins, representantes de instituições e órgãos das três esferas: Municipal, Estadual e Federal, que integram a Câmara Setorial do Leite, se reuniram na tarde de terça-feira, dia 26, para discutir as ações a serem executadas no Estado em 2013. Pela manhã, a atividade foi uma visita no Sítio Modelo, município de Palmas para acompanhar uma ação de IATF - Inseminação Artificial por Tempo Fixo - em matrizes bovinas, por técnicos da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário.

Na reunião da Câmara, cada instituição apresentou os projetos e ações em execução ou a serem executados em parceria, com outras entidades, cooperativas e associações de produtores. O secretário Executivo da Seagro, Ruiter Padua ressaltou as políticas públicas do Governo do Estado para o setor leiteiro, como o Plano ABC – Agricultura de Baixo Carbono - e o programa de Melhoramento Genético. “O grande desafio do setor é o aumento de produção e a melhoria da qualidade do leite, principalmente para atender a IN 51 – Instituição Normativa do Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, já para 2015”, reforçou.

Padua lembrou ainda do contrato de Repasse de Recursos assinado no último dia 7, especialmente para o setor leiteiro, para aquisição de 36 tanques de resfriamento. Os tanques serão cedidos para empresas/cooperativas no intuito de fortalecer a cadeia produtiva leiteira. “Os tanques serão utilizados por pequenos e médios produtores de leite distribuídos estrategicamente, favorecendo o maior número de produtores tocantinenses”, disse o secretário executivo.

De acordo com as discussões, serão realizadas ações especialmente na capacitação de técnicos de forma continuada, como módulos teóricos, dias de campo, implantação de unidades de referência tecnológica, visitas técnicas, entre outras, para impulsionar a produção de leite no Tocantins. A próxima reunião da Câmara ficou agendada para o dia 11 de março, às 14 horas, com local ainda a ser definido.

Participaram da reunião, representantes da Seagro, da Setas – Secretaria do Trabalho e Assistência Social, Unitins Agro, do Ruraltins – Instituto Rural do Tocantins, do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, da Sesau – Secretaria da Saúde, da SFA – Superintendência Federal da Agricultura, do Mapa, da Embrapa, da Agência Estadual de Fomento, da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária, da Sagri – Secretaria Municipal da Agricultura, além de cooperativas e associações de produtores de leite do Tocantins.

Esta matéria é da Seagro/TO, adaptada pela Equipe MilkPoint
Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

norival pitondo
NORIVAL PITONDO

FERNANDÓPOLIS - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 28/02/2013

Acredito que a participaçao dos laticinios e muito importante
Alex Barreto
ALEX BARRETO

SÃO BENTO - TOCANTINS

EM 27/02/2013

Tomara,que nós da região do Bico do Papagaio, também sejamos beneficiados, pois parece que não somos do Estado do Tocantins, pois tudo é mais difícil para nós.



São Bento do Tocantins - TO
Qual a sua dúvida hoje?