Tetra Pak sugere inovação e comunicação para impulsionar indústria de lácteos

Em um mundo onde os consumidores estão cada vez mais focados na saúde e no bem-estar, o leite é tão relevante hoje como sempre foi. Um novo estudo internacional encomendado pela Tetra Pak mostra que os consumidores nos mercados desenvolvidos e em desenvolvimento ainda têm uma visão extremamente positiva do leite, apesar das ocasionais mensagens anti-leite.[...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 3 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Em um mundo onde os consumidores estão cada vez mais focados na saúde e no bem-estar, o leite é tão relevante hoje como sempre foi. Um novo estudo internacional encomendado pela Tetra Pak mostra que os consumidores nos mercados desenvolvidos e em desenvolvimento ainda têm uma visão extremamente positiva do leite, apesar das ocasionais mensagens anti-leite.

Apesar de esse estudo também mostrar que muitos consumidores estão cientes dos debates sobre o leite, eles não expressam dúvidas sobre seus benefícios – uma palavra que ainda captura muito o que poderia ser chamado de “promessa de marca” dos lácteos. Diante dos alimentos da moda que focam cada vez mais em cortar coisas – e parece que nos define pelo que não comemos mais do que pelo que comemos – a fé nos benefícios do leite perdura.

Talvez isso nem devesse surpreender. Décadas de pesquisa científica mostram que o leite fornece energia e nutrição que é difícil de ser substituída. A cada ano, novos estudos se somam a nosso entendimento sobre os notáveis benefícios do leite, nutricionais e para a saúde.

E há mais papéis que o leite pode ter na vida moderna. Os consumidores de hoje vivem cada vez vidas mais ocupadas e complexas. Embora isso possa significar que muitos cada vez mais pulam o café da manhã, ocasião privilegiada de consumo em muitos mercados desenvolvidos, isso cria muitas mais oportunidades on-the-go [para consumo em movimento] para esse versátil alimento líquido.

Ao mesmo tempo, os mercados em desenvolvimento estão avidamente adotando os produtos lácteos, ajudando a direcionar a demanda global para níveis recordes. Aqui, os proprietários de marcas estão prosperando através de inovação, desenvolvendo produtos que suprem as demandas dos consumidores em mercados onde pode não haver tradição de consumo de lácteos, com categorias sendo criadas quase a partir do zero em apenas poucas gerações.

Essa inovação é inspiradora. Ela oferece um excelente ponto de referência para os mercados desenvolvidos, onde o brilho do leite pode ter sido entorpecido por pura familiaridade; e onde a indústria talvez precise acreditar no leite novamente. Claramente, existem importantes desafios nesses mercados, onde o consumo de leite hoje está em seu ponto mais baixo. Mas aqui, também, as companhias estão reconhecendo a importância de novos pensamentos: a necessidade de lançar novos sabores, novas combinações de ingredientes, novas aparências, novos nomes e novas abordagens para seus produtos.

Essas companhias veem que a queda no consumo não tem nada a ver com os consumidores não verem os benefícios do leite – ao invés disso, é porque os produtos disponíveis não são suficientemente evoluídos para se adequar ao estilo de vida moderno. Essas companhias também veem que há oportunidades enormes a serem aproveitadas por aqueles que podem preencher essa lacuna com sucesso.

Nosso relatório também destaca o papel crítico que o marketing e as comunicações precisam ter para apoiar essa nova abordagem. O leite tem uma boa história para contar: uma história que é positiva, rigorosamente pesquisada e cientificamente apoiada. Ela precisa ser ouvida pelos formadores de opinião e consumidores. Porém, essa história precisa ser contada não somente para a mente, mas também para o coração. Cada vez mais campanhas estão se conectando com sucesso com os consumidores de forma que geram ligações emocionais fortes, e estão ajudando a fazer isso acontecer.

Em suma, as descobertas desse relatório sugerem que a chave para energizar a indústria de lácteos em todos os mercados é tornar os consumidores animados com o leite; mostrar que ele é conveniente, agradável, um tratamento especial mesmo, e relevante para todos. Essa é a essência do “novo benefício” do leite: demonstrar que é unicamente versátil, conveniente, um alimento líquido customizável que pode agradar a jovens e velhos, e a todos dentro dessa faixa, adaptando-se constantemente para suprir suas demandas que estão em constante mudança.

O texto é de Dennis Jönsson, presidente e diretor executivo da Tetra Pak, e é a abertura do relatório “Tetra Pak Dairy Index”, que pode ser baixado (em inglês) aqui.

O texto foi traduzido pela Equipe MilkPoint.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?