De acordo com as Nações Unidas, mais de 22% da população mundial terá mais de 60 anos em 2050, comparado com 8% hoje. “Os idosos gastam 20% de sua renda em alimentos e bebidas. Eles têm mais renda disponível do que as gerações anteriores e deverão se tornar um dos grupos consumidores mais importantes na próxima década, com um gasto total de US$ 10 trilhões até 2020. Isso cria uma enorme oportunidade para os processadores responderem às suas demandas”, disse a vice-presidente de marketing global da Tetra Pak, Libby Costin.
A indústria de embalagem tem um papel vital em suprir as demandas de produtos dos idosos e a Tetra Pak descobriu que os principais desafios citados pelos idosos quando compram produtos é a dificuldade de abrir e manipular as embalagens, disse a vice-presidente de insights dos consumidores da Tetra Pak, Lynn Phillips. Ela disse que é mais desafiador para os idosos gerar a força necessária para abrir as embalagens e que preços, rótulos e informações normalmente são difíceis de ler – mesmo com óculos. “Uma mulher de 80 anos de idade tem metade da força de preensão de uma de 30 anos”.
Um importante elemento de embalagens fáceis de abrir é o tamanho limite de altura e largura apropriados para evitar escorregar das mãos dos idosos. Outros atributos positivos das embalagens que a Tetra Pak identificou incluem: textos e imagens nos rótulos maiores e mais brilhantes, materiais leves e duráveis para permitir a manipulação fácil e evitar que o alimento estrague e por último, prazo de validade mais longo para reduzir as idas às lojas de alimentos.
A Tetra Pak descobriu que 50% dos baby boomers (aqueles nascidos antes de 1960) estão combatendo os sinais físicos de envelhecimento e 70% estão combatendo os sinais mentais de envelhecimento. Segundo o relatório, isso é uma ótima oportunidade para o leite e os produtos lácteos.
Para os processadores mirarem os idosos de forma mais eficiente, a Tetra Pak recomenda que eles devem destacar melhor os benefícios naturais para a saúde do leite e das bebidas lácteas fortificadas, promovendo o uso de cálcio para fortalecer os ossos, bem como de vitamina B2 para manter a boa função nervosa. Eles devem também destacar quando possível a origem local do produto. Além disso, muitos produtores estão vendo um crescente sucesso no “leite com valor agregado”, com suplementos saudáveis incluídos ou outras necessidades específicas.
A Tetra Pak descobriu que os idosos são direcionados pela qualidade e estão dispostos a pagar um preço premium por isso. De acordo com a companhia, há também uma maior lealdade à marca entre os consumidores idosos.
As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.