Como você, produtor, tem buscado otimizar a rotina de sua fazenda? Que tecnologias podem ser adotadas visando ganhar eficiência na produção? O controle gerencial do seu negócio é eficiente?
O conceito “pecuária de precisão” torna-se cada dia mais fundamental nas empresas pecuárias, e consiste em buscar as melhores formas para aumentar a lucratividade da fazenda e reduzir impactos no meio ambiente, o que é obtido conciliando-se gestão eficiente e uso de novas tecnologias.
Com uma visão sempre à frente, o Interleite Brasil 2015 inclui em sua programação este tema inovador: “Automação e tecnologia de informação na produção de leite: o que o futuro próximo nos reserva em pecuária de leite de precisão”. Para abordar o assunto, convidamos o renomado pesquisador Luiz Gustavo Ribeiro Pereira, da Embrapa Gado de Leite.
Em sua apresentação, Luiz Gustavo Ribeiro Pereira abordará os conceitos e aplicação sobre precisão na pecuária. O pesquisador mostrará como o tema é relevante e de grande importância para a competitividade dos sistemas de produção.
Confira os principais tópicos a serem abordados por Luiz Gustavo e algumas informações prévias de sua apresentação:
• Era dos sensores e oportunidades na pecuária;
• Transformando informação em inteligência na fazenda - o que fazer com os dados gerados;
• Automação e melhoria da qualidade de vida nas fazendas;
• Exemplos práticos de fazendas que adotam tecnologias de precisão;
• Automação de processos em fazendas leiteiras;
• Modelos de tomada de decisão na fazenda.
“A pecuária de precisão não deve ser associada a equipamentos sofisticados, e sim a uma postura gerencial que respeita as individualidades, aumenta a lucratividade e reduz impactos no meio ambiente. Atualmente os equipamentos e sensores estão cada dia mais acessíveis, o que tem servido de catalisador para aplicação da filosofia de precisão nas fazendas. Exemplos de tecnologias que têm impacto direto nas fazendas leiteiras são: sistemas automáticos de alimentação, novas ferramentas de diagnóstico em tempo real; ordenhas robotizadas, veículos não tripuláveis; entre outras que abordaremos na palestra.
Toda tecnologia com capacidade de impactar positivamente o sistema de produção se propaga naturalmente, o problema é que existe muito oportunismo, assim, investimentos em tecnologias inapropriadas em momentos inadequados podem gerar mais problemas que soluções. A Embrapa vem testando e desenvolvendo produtos, processos e serviços relacionados a pecuária de precisão e tem como uma das formas de disseminação a participação em eventos consagrados como o Interleite Brasil.
Os novos produtos, processos e tecnologias relacionados à precisão geram uma grande oportunidade, mas também um desafio, pois os novos equipamentos demandarão mão de obra qualificada, sendo o treinamento e capacitação de grande importância para que a automação torne-se uma realidade nas fazendas leiteiras e que as informações geradas sejam transformadas em tomadas de decisões mais inteligentes.”
Para conhecer a programação completa do Interleite Brasil 2015 acesse o site www.interleite.com.br. Garanta já sua inscrição!
O Interleite Brasil é realizado pela AgriPoint e conta com o patrocínio master da Itambé; com o patrocínio diamante da DSM|Tortuga, Senar/Faemg, Ocemg, OCB, Elanco e Sebrae/DF; com o patrocínio platina da Agroceres, DeLaval, Bayer, Lallemand, CRV Lagoa e Vetoquinol; com a participação da Inabor e o apoio das revistas Leite Integral, Balde Branco, Mundo do Leite, Mundo do Agronegócio, Feed & Food, e da Conavet, SIG Combibloc, CCPR, EMBRAPA, Silemg, Sindicato de Uberlândia (CAMARU), Centroleite, Capal, Projeto Educampo, Prefeitura de Uberlândia e 3Rlab.