Supermercados devem crescer 2% nas vendas de Páscoa

Depois do Natal, a data é a mais aguardada pelo setor varejista. De acordo com dados da Apas (Associação Paulista de Supermercados), o setor supermercadista deve registrar crescimento real em torno de 2% nas vendas de Páscoa, principalmente diante da desaceleração da inflação que ocorreu no fim do ano passado. O crescimento nominal deverá ser aproximadamente de 8%.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Depois do Natal, a data é a mais aguardada pelo setor varejista. De acordo com dados da Apas (Associação Paulista de Supermercados), o setor supermercadista deve registrar crescimento real em torno de 2% nas vendas de Páscoa, principalmente diante da desaceleração da inflação que ocorreu no fim do ano passado. O crescimento nominal deverá ser aproximadamente de 8%.

supermercados - Páscoa

Segundo analistas da associação, a situação só não é melhor diante do atual cenário econômico, com desemprego ainda elevado e redução na renda das famílias. Em 2015 e 2016, por exemplo, o desempenho das vendas na Páscoa não foi dos melhores.

Chocolates e outros itens

Espera-se que as vendas de chocolate tenham crescimento nominal de 12%. Segundo Rodrigo Mariano, gerente de economia e pesquisa da Apas, com a renda das famílias comprometida, os consumidores tendem a procurar outras opções de chocolates, tais como caixas de bombons e chocolates em barra, o que favorece a venda de chocolates em geral, porém, prejudica a de Ovos de Páscoa. “O consumidor gosta de presentear os familiares com Ovos de Páscoa, porém, a análise em relação aos preços e a disponibilidade da renda podem inviabilizar a compra”, explica Mariano.

Diante deste cenário, a indústria busca estratégias e adequações para que as vendas não sejam prejudicadas. Uma das estratégias é a produção de ovos menores, o que reduz o preço do produto para torná-lo mais acessível aos consumidores.

Os preços dos chocolates, em geral, devem ser reajustados entre 6% e 8%. “Isso se dá por diversos fatores, entre eles, o preço do açúcar, que subiu em 2016; o alto custo de mão de obra; e o preço da energia elétrica e combustíveis, fatores que impactam diretamente nos custos de produção dos chocolates e ovos de Páscoa”, afirma.

Além dos chocolates, o setor supermercadista também observa o aumento na venda de produtos como pescados (em especial o bacalhau), vinhos e azeites. Outro destaque é a Colomba Pascal, considerado também um dos itens preferidos do consumidor nesta época do ano. “A indústria de alimentos vem aumentando o mix de produtos ofertados e o consumidor tem experimentado cada vez mais estes itens”, comenta.

As informações são da Apas e do portal Supermercado Moderno. 

"Se você aproveitou o conteúdo do MilkPoint durante o ano de 2016, saiba que nossa equipe o preparou com toda a dedicação para você! Vote em nós para o Troféu Agroleite: nos dê esse presente! Clique aqui para votar no MilkPoint como melhor mídia digital"
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?