Supermercadistas projetam crescimento de 0,67% nas vendas de final de ano

"Apesar de estarmos em um momento econômico difícil, o setor segue firme e confiante, como vimos nos nossos índices, que de janeiro a setembro acumulou alta de 1,21%. Por isso, acreditamos que as tradições do Natal e Réveillon irão influenciar o consumidor a adquirir mais itens nos supermercados, e favorecer, assim, nos resultados do final do ano. A época sempre foi a melhor para o nosso segmento, e esperamos que isso se confirme", destaca o presidente da Abras, Fernando Yamada.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O setor supermercadista brasileiro projeta alta real de 0,67% nas vendas do final de ano, em relação ao mesmo período de 2015, de acordo com a Pesquisa de Natal 2016 da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), realizada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da entidade. As pesquisa foi divulgada nesta semana em uma coletiva de imprensa - durante a 50ª Convenção ABRAS, em Atibaia. Os empresários do setor esperam um crescimento nominal de suas vendas na ordem de 9,56%, mas os preços deverão apresentar uma variação média de 8,83%.

setor supermercadista brasileiro

"Apesar de estarmos em um momento econômico difícil, o setor segue firme e confiante, como vimos nos nossos índices, que de janeiro a setembro acumulou alta de 1,21%. Por isso, acreditamos que as tradições do Natal e Réveillon irão influenciar o consumidor a adquirir mais itens nos supermercados, e favorecer, assim, nos resultados do final do ano. A época sempre foi a melhor para o nosso segmento, e esperamos que isso se confirme", destaca o presidente da Abras, Fernando Yamada.

Embora otimistas, os empresários do setor estavam mais cautelosos em relação às suas encomendas para o período. Neste ano, 56% dos supermercadistas previam estabilidade nos pedidos junto às indústrias/fornecedores, e somente 16% projetavam comprar mais. A pesquisa foi realizada entre setembro e outubro.

Vendas

Na visão dos empresários do setor, o refrigerante e a cerveja, itens muito consumidos em datas festivas, serão os que apresentarão melhor resultado nas vendas reais, 4,43% e 4,08% respectivamente. Seguidos do frango congelado, 3,66%, e do peixe congelado, 3,19%. Já os vinhos nacionais apresentaram queda de -1,05% nas perspectivas de vendas em comparação com 2015.

Produtos típicos

Dos produtos típicos do Natal e Réveillon, as frutas secas (2,68%) e o panetone (2,12%) lideram as projeções de vendas dos supermercadistas  Em contrapartida, o peru, ave tradicional e muito consumida no Natal, registrou queda de -1,55% na expectativa de venda em relação ao ano anterior.

Importados

A baixa do dólar não refletiu muito nos itens importados em geral, que registraram 0,70% de crescimento na perspectiva de vendas reais este ano em relação a 2015 com variação de preços de 9,23%, em média. Já os vinhos importados registraram queda de -1,02% em relação ao ano passado, com aumento de preços de 9,55%.

Preços

Em relação à variação de preços nos últimos 12 meses, as bebidas registraram maior aumento. Os vinhos nacionais estão em primeiro lugar do ranking, registrando 11,17%, seguido do refrigerante, 10,53%; da cerveja, com 10,41%; e do espumante/frisantes, 10,23%.

Contratações

A Pesquisa de Natal 2016 também apurou as expectativas de contratação por parte das empresas do setor, e identificou que a economia difícil, com a queda no PIB (estimado em -3,4% no ano), e o aumento dos índices de desemprego refletirão nas contratações. Para 2016, apenas 25% dos supermercadistas veem a necessidade de trabalhadores temporários no período, estimado em 26,4 mil postos. Dentre as funções mais informadas pelos entrevistados que serão contratadas em 2016 estão: empacotador (19,7%) e repositor (18,0%).

Metodologia

A Pesquisa de Natal ABRAS é realizada pelo Departamento de Economia da entidade nacional todos os anos. Em 2016 foi apurada de 19/9/2016 a 7/10/2016 por meio de questionário on-line com as principais redes de supermercados do Brasil.

As informações são da ABRAS.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?