Sul: grupo avalia necessidade de recurso extra para compra de leite

O grupo designado para monitorar o processo de compra de leite em pó gaúcho pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) deve se reunir na próxima semana para avaliar a necessidade da liberação de mais recursos.[...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O grupo designado para monitorar o processo de compra de leite em pó gaúcho pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) deve se reunir na próxima semana para avaliar a necessidade da liberação de mais recursos.

Depois da pressão de comitiva que foi a Brasília pedir auxílio para contornar a atual crise vivida por produtores de leite do Rio Grande do Sul, o governo federal confirmou a liberação, em um primeiro momento, de R$ 10 milhões para aquisição do produto.

O objetivo é encolher o elevado estoque do Estado. Outros R$ 10 milhões foram liberados para leite UHT gaúcho e catarinense.

Ficou acertado que a necessidade de injetar mais dinheiro seria considerada, conforme a demanda, por uma comissão formada por representantes do Instituto Gaúcho do Leite (IGL), Famurs, da Assembleia – ainda a ser designado – e da superintendência do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

"Esse grupo vai avaliar a procura das indústrias, para saber se serão necessários mais recursos", explica Ardêmio Heineck, diretor-executivo do IGL.

O encontro ainda não tem dia definido, mas poderá sair na terça-feira, quando se completam duas semanas desde a ida da comitiva à capital federal.

Na Assembleia, o deputado Luiz Fernando Mainardi (PT) promete retomar, dentro de 20 dias, projeto de lei apresentado em 2014, que estabelece maior controle sobre coleta e transporte de leite. A ideia é deixar a movimentação de leite cru exclusivamente aos cuidados de transportadores e motoristas cadastrados.

O parlamentar diz que ouvirá, nos próximos dias, as entidades que participam da mobilização em prol do leite gaúcho. "Queremos receber as últimas contribuições para o texto ficar redondo, sem necessidade de alteração".

As informações são do Jornal Zero Hora.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?