Sul: caminhoneiros podem retomar bloqueios nas estradas na sexta-feira (13)

Caminhoneiros que estavam em greve até a semana passada podem voltar com os bloqueios nas estradas amanhã, a partir da meia­noite. Os trabalhadores estariam conversando por WhatsApp e tentando mobilizar grupos na Região Sul do País, sobretudo no interior de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. A categoria parece ter se dividido: uma parte acredita que o obtido até o momento é satisfatório; a outra quer insistir no pedido de redução do preço do óleo diesel e quer ainda crédito subsidiado para custeio.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

Caminhoneiros que estavam em greve até a semana passada podem voltar com os bloqueios nas estradas amanhã, a partir da meia-­noite. Os trabalhadores estariam conversando por WhatsApp e tentando mobilizar grupos na Região Sul do País, sobretudo no interior de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. A categoria parece ter se dividido: uma parte acredita que o obtido até o momento é satisfatório; a outra quer insistir no pedido de redução do preço do óleo diesel e quer ainda crédito subsidiado para custeio.

Segundo o deputado Osmar Terra (PMDB­RS), ele e outros parlamentares estiveram em reuniões com integrantes do governo. Um grupo tenta se encontrar com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, para apresentar a demanda de redução de PIS/Cofins no óleo diesel. "Tudo está sendo feito pelo WhatsApp e os grupos envolvidos seguem a rota da soja. Se não tiver uma sinalização até amanhã (hoje), pelo menos com anúncio de crédito subsidiado para custeio, eles podem parar", afirmou o deputado. "O grosso dos manifestantes são líderes locais, não existe um líder único. Eles inclusive não querem juntar as bandeiras deles às dos que pedem o impeachment da presidente", explicou.

Dia 13, sexta-­feira, que teria sido escolhido pelos caminhoneiros, no entanto, é o mesmo em que o PT e os movimentos sociais marcaram uma grande manifestação em apoio à presidente Dilma Rousseff. "Nós criamos uma frente parlamentar de apoio aos caminhoneiros e tem a frente de transporte e logística. Estamos juntando uns 200 deputados para exigir uma resposta do governo antes do dia 26", disse Terra. O dia 26 é a data marcada para o próximo encontro do governo com os caminhoneiros e foi o prazo acertado para que os grupos de trabalho criados apresentem propostas. No entanto, o movimento está querendo uma resposta antes desse prazo.

A matéria é do Estado de São Paulo.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Claudio Nery Martins
CLAUDIO NERY MARTINS

ACEGUÁ - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 13/03/2015

Não pode haver medidas radicais que prejudiquem toda a sociedade em prol de uma categoria! É um absurdo que os produtores tenham que jogar fora sua produção ( eu perdi mais de 10 mil litros de leite) e perder um alimento que falta em muitos lares neste Brasil. Tivemos escolas paradas , hospitais sem serviço para benefício de alguns que não sabem se organizar de forma racional para apresentar suas demandas. E o reflexo do desmando que há neste Pais, fruto de um governo fraco, corrupto e ineficiente.
valdinei grapiglia
VALDINEI GRAPIGLIA

CONSTANTINA - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 12/03/2015

E quem vai pagar os prejuizos dos produtores? Esta na hora de irmos pedir a nossa parte tambem! O que aconteceu foi vergonhoso. Os governantes precisam criar vergonha na cara. Enquanto o judiciario deve intervir mais rapido e sem brechas na lei. E quanto aos camioneiros... Na minha opniao perderam a razao no momento que causaram perdas a quem nao tinha nada a ver com a historia. Espero que os problemas nao se repitam!
Marco Liberatti
MARCO LIBERATTI

SÃO PAULO - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 12/03/2015

No setor de transportes há um excesso de oferta - principalmente de caminhoneiros particulares - e baixa demanda resultante do crescimento pífio brasileiro. Veículos foram adquiridos por meio de programas de estímulo ao crédito, com parcelas a perder de vista e sem a contrapartida na produção industrial. O resultado não poderia ser outro, agravado pelo aumento absurdo do preço do diesel, enquanto o barril de petróleo registra quedas acentuadas no mundo. Para completar o ciclo de destruição alimentado pela máquina perdulária do petismo, motoristas desesperados e sem discernimento bloqueiam rodovias e prejudicam outros setores da economia que já estão no limite. Mas, como diz a 'represidenta', a culpa é do contexto internacional.
Qual a sua dúvida hoje?