Subprodutos da produção de biocombustíveis são uma boa alternativa na alimentação das vacas leiteiras

Pesquisadores da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, junto com a cooperativa láctea, Arla Foods, estão investigando os efeitos de usar subprodutos da obtenção de biocombustíveis na alimentação de vacas leiteiras. Segundo os resultados da pesquisa, os subprodutos de milho resultantes da obtenção do bioetanol são uma boa fonte de [...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em:

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Pesquisadores da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, junto com a cooperativa láctea, Arla Foods, estão investigando os efeitos de usar subprodutos da obtenção de biocombustíveis na alimentação de vacas leiteiras.

Segundo os resultados da pesquisa, os subprodutos de milho resultantes da obtenção do bioetanol são uma boa fonte de proteína, que poderiam ser adicionados até em 30% da ração (matéria seca) sem influenciar negativamente na qualidade do leite.

O glicerol, que é um subproduto da produção de biodiesel, também poderia ser adicionado na ração das vacas leiteiras até 15% sem afetar o conteúdo de gordura nem o perfil de ácidos graxos do leite.

Esses produtos, além de ser uma alternativa à soja e supor uma redução de sua dependência exterior, têm a vantagem agregada de serem melhores para o meio-ambiente. Eles têm pegadas de carbono que são metade das pegadas da soja, que precisa vir transportada da América.

A reportagem é do Agrodigital, traduzida pela Equipe MilkPoint Brasil.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

geraldo Lucio De Lazzari Teixeira
GERALDO LUCIO DE LAZZARI TEIXEIRA

LINHARES - ESPÍRITO SANTO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 24/10/2014

E o residual no leite?
Sílvio Rosa de Suza
SÍLVIO ROSA DE SUZA

OUTRO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 17/10/2014

Reduzir farelo de soja pode ser bom para os dinamarqueses!  Péssimo para nós brasileiros que hoje dependemos tanto das exportações do agronegócio e do valor das commodities!!!!

O uso do do "farelo de milho' proveniente da extração de álcool já é usado há tempos em vários países e realmente roda bem como ingrediente, já a Glicerina para uso como ingrediente há muito pouco tempo está disponível legalmente para uso no Brasil.  Realmente é uma fonte energética interessante e viável.  Vale a pena sondar abastecimento com as empresas produtoras de Biodiesel, como a Bunge, por exemplo.
Qual a sua dúvida hoje?