SP: Nestlé reaproveita água do leite e economiza 185 milhões de litros por ano

A Nestlé, líder global no processamento de leite, realiza em suas fábricas de produtos lácteos a extração da água do leite para reutilizá-la em suas operações. O processo acontece em 11 fábricas de produtos lácteos da companhia no Brasil; e somente nas duas plantas de lácteos localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Araçatuba e Araraquara, o montante de água economizado é de 185 milhões de litros por ano - o suficiente para abastecer 3.300 pessoas durante esse período.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A Nestlé, líder global no processamento de leite, realiza em suas fábricas de produtos lácteos a extração da água do leite para reutilizá-la em suas operações. O processo acontece em 11 fábricas de produtos lácteos da companhia no Brasil; e somente nas duas plantas de lácteos localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Araçatuba e Araraquara, o montante de água economizado é de 185 milhões de litros por ano – o suficiente para abastecer 3.300 pessoas durante esse período.

Este montante somados às outras fábricas, economiza aproximadamente 1 bilhão de litros de água subterrânea por ano, o que representa 28% da água utilizada nas unidades exclusivamente dedicadas aos produtos lácteos e 7% do total utilizado em todas as 31 fábricas da empresa no país.

O leite cru é constituído de cerca de 80% de água e o restante são matérias orgânicas, grande parte dessa água é removida ao longo da fabricação de produtos, como leite em pó ou creme de leite, por exemplo. Durante o processo, o leite é aquecido até seu ponto de ebulição e esta água é evaporada por meio de um trocador de calor, e um separador segrega o vapor do líquido em ebulição, condensando-o.

O produto desta condensação é a água do leite – uma água industrial (não potável) que pode ser reutilizada em processos diversos, como o resfriamento de torres, reposição de água de caldeiras geradoras de vapor, circuitos de água gelada e limpeza.

As outras fábricas de produtos lácteos da Nestlé no Brasil que também utilizam o processo estão localizadas em Carazinho e Palmeira das Missões, no Rio Grande do Sul; Itabuna, na Bahia; Montes Claros, Teófilo Otoni, Ibiá e Ituiutaba, em Minas Gerais; e Jataí e Goiânia, em Goiás.

As informações são da Assessoria de Comunicação da NESTLÉ.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?