SP: CowParade chega na 10ª edição e tem como tema 'uma viagem pelo mundo'

Em sua 10ª edição, a CowParade Brasil volta à São Paulo e, pela primeira vez, terá como tema "uma viagem pelo mundo". Para celebrar os 10 anos do evento, os artistas serão convidados a retratar uma das 45 cidades onde já aconteceu a CowParade.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Em sua 10ª edição, a CowParade Brasil volta à São Paulo e, pela primeira vez, terá como tema "uma viagem pelo mundo". Para celebrar os 10 anos do evento, os artistas serão convidados a retratar uma das 45 cidades onde já aconteceu a CowParade. É uma oportunidade de participar do maior evento de arte de rua já feito no Brasil e expressar todo seu talento e criatividade numa escultura de vaca feita em fibra de vidro e em tamanho natural. 

cowparade brasil 2017

O que são:

As esculturas de vacas em fibra de vidro são decoradas por artistas locais e distribuídas pelas cidades, em locais públicos como estações de metrô, avenidas e parques. Após a exposição, as vacas são leiloadas e o dinheiro é arrecado e revertido para instituições beneficentes. 

Ao redor do mundo, mais de 10.000 artistas já participaram da CowParade. Estima-se que mais de 500 milhões de pessoas tenham visto uma das vacas famosas e US$ 35 milhões foram levantados para entidades beneficentes através do leilão final das vacas de cada edição do evento.

cowparade brasil 2017 - Roma

Quem são os artistas?

As vacas são pintadas por artistas locais. Pintores, escultores, artesãos, arquitetos, designers e outras pessoas criativas e artísticas são bem-vindas para apresentarem um projeto para a seleção, desde amadores e desconhecidos até profissionais e famosos.

Para onde as vacas vão após o evento?

As vacas são leiloadas e a renda é revertida para entidades beneficentes. Os leilões da CowParade são realizados como leilões de arte tradicional com os lances ao vivo e através da internet.

Por que vacas?

Há algo de mágico com a vaca. Ela representa coisas diferentes para pessoas diferentes ao redor do mundo: é sagrada, é histórica, mas o sentimento comum é de carinho. Ela simplesmente faz todos sorrirem. A escultura de vaca da CowParade forma uma tela tri dimensional que agrada a todos os artistas e não existe nenhum outro animal ou objeto que fornece uma forma com a mesma flexibilidade e amplitude.

As três poses de vaquinhas (em pé, pastando, repousando) oferecem para os artistas ângulos e curvas para criarem obras de arte únicas. Ao redor do mundo, mais de 10.000 artistas já participaram da CowParade e estima-se que mais de 500 milhões de pessoas tenham visto uma das esculturas. No total, mais de US$ 35 milhões foram levantados para entidades beneficentes através do leilão das peças.

A CowParade surgiu em 1998, quando o artista suíço, Pascal Knapp criou diversas esculturas em formato de vaca com a intenção de provocar o riso. Em 2000, os direitos das esculturas de Knapp foram comprados pelo americano Jerry Elbaum que fundou a CowParade Holding Inc. Desde então, foram criadas mais de 5 mil esculturas de vacas em todos os continentes.

No Brasil, o evento é idealizado pela Toptrends, empresa brasileira criada, em 2004, com a missão de democratizar a arte e a cultura através de projetos especiais. 

Neste ano, as vaquinhas estarão expostas em São Paulo de 26 de abril a 26 de maio

Para saber onde estarão as vaquinhas decoradas em São Paulo, acesse o site da mostra (clique aqui para acessar)

As informações são do G1 e do jornal Folha de São Paulo. 
 
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?