Somar Meteorologia: previsões para região de Itaberaba, Bahia

A leitora Nadia Barros pergunta: "Gostaria muito de saber como será o clima em Tapiramutá (BA) durante o ano de 2013. Desde o ano passado a seca tem assolado nossa cidade, as chuvas estão cada vez mais fracas." Confira as explicações de Celso Oliveira, da SOMAR Meteorologia.

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A leitora Nadia Barros pergunta: "Gostaria muito de saber como será o clima em Tapiramutá (BA) durante o ano de 2013. Meu pai é produtor rural e tem uma pequena criação de gado leiteiro, mas desde o ano passado a seca tem assolado nossa cidade, as chuvas estão cada vez mais fracas, já não dá para ter segurança como antes, por isso gostaria de ter uma ideia geral sobre a situação climática a fim de podermos planejar melhor e nos preparamos para eventuais pioras."

Confira as explicações de Celso Oliveira, da SOMAR Meteorologia.

Prezada Nadia,

O período de chuva em Tapiramutá, região de Itaberaba, Bahia, pode ser dividido em duas partes:

- entre novembro e março ocorrem as chamadas trovoadas. São chuvas intensas associadas com frentes frias e acompanhadas de descargas elétricas (daí o nome). O mês mais chuvoso é dezembro, com acumulado médio em torno dos 125mm. A chuva não acontece de forma regular. No meio deste período, normalmente entre janeiro e fevereiro, observa-se a formação de Vórtices Ciclônicos que são espécies de massas de ar seco que impedem a chegada de frentes frias. Neste ano, o vórtice apareceu mais cedo, em dezembro, mas por sorte, também deixou o Nordeste mais cedo.

- entre abril e julho, ocorrem chuvas mais fracas, normalmente na forma de garoa, chamadas de neblina. Estão associadas com eventuais frentes frias, áreas de instabilidade chamadas de ondas de leste e ventos que sopram do mar na direção da costa e que levam umidade interior adentro. O acumulado desta época do ano normalmente fica na casa dos 50mm.

Desde o ano passado, tanto frentes frias, como ondas de leste e ventos úmidos do mar não foram fortes o suficiente para gerar chuva frequente e intensa. Daí a seca não apenas em Tapiramutá, mas como em todo o Nordeste.

Para este ano, a previsão novamente é de chuva abaixo da média, mas não acredito em seca tão intensa quanto a de 2012 a começar pelas chuvas que já caíram. Entre novembro de 2012 e 21 de janeiro de 2013, o acumulado médio da região foi de 275mm contra 195mm no mesmo período passado (entre novembro de 2011 e janeiro de 2012). É claro que a chuva deste ano não foi "uma maravilha". Apesar do acumulado mais elevado, ela não alcançou a média climatológica, que é de 335mm, e dezembro foi um mês extremamente seco e quente.

O atual período mais chuvoso finda-se a partir dessa sexta-feira (25/01). Até lá, ainda deve chover algo entre 75mm e 100mm. Depois disso, uma próxima chuva forte deve aparecer em meados de fevereiro. O acumulado médio previsto para o mês oscila entre 75mm e 100mm. Em março, a chuva fica próxima da média histórica, oscilando entre 100mm e 125mm, porém vale o alerta que boa parte da chuva deve se concentrar na primeira quinzena do mês. Por fim, no período das neblinas, a precipitação ainda ficará abaixo da média, mas isto não implica em ausência total de precipitação.

A chuva ainda acontece nos primeiros 20 dias de abril e nas segundas quinzenas de maio e de junho. Não teremos água para encher barreiros e reservatórios, porém a chuva deve ajudar na manutenção da umidade do solo e desenvolvimento das pastagens.”
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Material escrito por:

Celso Oliveira

Celso Oliveira

Bacharel em Meteorologia e mestre em Agronomia pela Universidade de São Paulo. Meteorologista da Somar Meteorologia desde 2001. Celso é Responsável pela parte de Meteorologia da página Clima do CaféPoint desde 2006.

Acessar todos os materiais

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?