Áustria - 2013 foi um bom ano para os produtores de leite da Áustria no que se refere ao preço do leite. Os alimentos animais, por outro lado, foram bastante escassos devido ao longo inverno. Em média, os preços líquidos foram de 31 centavos de euro (42,57 centavos de dólar) em 2012 e 38,5 centavos de euro (52,88 centavos de dólar) em 2013. Isso fez com que muitos produtores ficassem felizes e expandissem. Agora, a tendência está mudando, entretanto, e os preços estão caindo. Não se sabe ainda o quanto esses preços cairão.
Bélgica - O preço do leite na Bélgica está em cerca de 38 centavos de euro (52,19 centavos de dólar) e deverá cair. Existe uma situação especial em Flanders: nos últimos anos, muitos produtores que venderam sua cota e ordenharam, em alguns casos, até três milhões de litros de leite por ano sem cota. À medida que a Bélgica excedeu sua cota nesse ano e precisou pagar uma multa por isso, o sustento desses produtores em particular está ameaçado e, por uma semana, eles descartaram seu leite em protesto.
Dinamarca - Em média, a situação do mercado de leite foi boa em 2013. Um preço recorde de 43 centavos de euro (59,06 centavos de dólar) pelo leite convencional e 50 centavos de euro (68,67 centavos de dólar) pelo leite orgânico está sendo pago atualmente. Esse é um desenvolvimento que os produtores de leite da Dinamarca estão esperando há 20 anos. O governo dinamarquês está agora prestando mais atenção à agricultura, à medida que as exportações desse setor vêm aumentando continuamente desde 2008 e, dessa forma, vem gerando crescimento.
França - A situação é catastrófica. Há pouco tempo, o preço do leite aumentou para 45 centavos de euro (61,80 centavos de dólar), tendo sido consideravelmente menor anteriormente. Muitas companhias de lácteos querem que os preços baixem novamente.
Alemanha - A cota de produção de leite está atualmente sendo excedida na Alemanha, com a ameaça de uma multa substancial de 11 centavos de euro (15,10 centavos de dólar) por litro. Em algumas regiões, o preço do leite caiu de 43 centavos de euro (59,06 centavos de dólar) no inverno para 32 centavos de euro (43,95 centavos de dólar) na primavera. A Alemanha é um mercado dividido no momento: diferentemente do resto do país, a no noroeste em particular, grandes companhias de lácteos como Arla e Friesland Campina estão dominando e tentando adquirir participações cada vez maiores do mercado.
Irlanda - A situação na Irlanda ainda é boa, assim como era nos últimos seis meses. Por outro lado, o cenário do mercado mundial é diferente. O Dairy Board Index caiu em um quarto, para 33 centavos de euro (45,32 centavos de dólar). Dessa forma, o preço do leite deverá cair na Irlanda nos próximos meses. Poderá haver uma mudança ainda mais drástica na situação, porém, se a demanda anteriormente estável da China diminuir. Então, as fazendas que estão agora expandindo rapidamente poderão enfrentar a ruína.
Itália - No final de 2013, houve uma tensão considerável no mercado de leite devido à escassez do produto. Isso direcionou os preços para cima. Agora, a situação é diferente e a indústria processadora está tentando pressionar os preços. No momento, o preço do leite é de 44 a 45 centavos de euro (60,43 a 61,80 centavos de dólar) e a indústria quer que esse fique em menos de 42 centavos de euro (57,68 centavos de dólar). O volume de leite em 2014 deverá ficar em um nível similar ao de 2013. A influência do novo governo da Itália sobre a agricultura e a política leiteira terá que ser vista primeiro.
Holanda - O preço do leite está caindo levemente na Holanda, à medida que os preços mundiais estão caindo. Entretanto, a associação de produtores holandeses é da opinião de que isso dificilmente terá qualquer impacto nas margens. A associação de produtores e a indústria de lácteos na Holanda formaram novas organizações interprofissionais que começarão seu trabalho em 2015. Ainda não se sabe se essas organizações farão alguma diferença para os produtores. Muitos produtores na Holanda ainda estão bancando um crescimento, devido ao mercado mundial e à demanda da China. No ano passado, a cota leiteira da Holanda foi excedida em 5% e a produção ainda está aumentando.
Polônia - A princípio, os produtores da Polônia ainda estão satisfeitos no momento, à medida que até recentemente os preços eram de cerca de 45 centavos de euro (65,80 centavos de dólar) por litro de leite. No entanto, a crise na Ucrânia em breve começará a ser sentida e colocará pressão notável no mercado de leite. Se o leite não puder mais ser exportado para a Rússia, os preços cairão.
Os dados são do site do European Milk Board (http://europeanmilkboard.org), traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint Brasil.
Em 14/05/14 – 1 Euro = US$ 1,37353
0,72799 Euro = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)
Situação de alguns mercados de leite da Europa
2013 foi um bom ano para os produtores de leite da Áustria no que se refere ao preço do leite. Os alimentos animais, por outro lado, foram bastante escassos devido ao longo inverno. Em média, os preços líquidos foram de 31 centavos de euro (42,57 centavos de dólar) em 2012 e 38,5 centavos de euro [...]
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 4 minutos de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.