Sistema Safra Pecuário da Emater-MG ajudará na análise do setor em Minas Gerais

Uma fonte de informações sobre a realidade da pecuária no Estado de Minas Gerais. Esse é o objetivo da Emater-MG com a implantação do Sistema Safra Pecuário, que começa a funcionar este mês. A expectativa da Empresa é que o sistema ajude na avaliação mais precisa da pecuária mineira e auxilie na execução de projetos e ações voltadas para o setor [...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Uma fonte de informações sobre a realidade da pecuária no Estado de Minas Gerais. Esse é o objetivo da Emater-MG com a implantação do Sistema Safra Pecuário, que começa a funcionar este mês. A expectativa da Empresa é que o sistema ajude na avaliação mais precisa da pecuária mineira e auxilie na execução de projetos e ações voltadas para o setor. Para ter acesso às informações consideradas estratégicas, os órgãos interessados devem solicitá-las à Emater-MG.

O sistema foi desenvolvido pela Unidade de Planejamento e Estratégia Corporativa da Emater-MG (Upec) em parceria com a Assessoria de Informática e o Departamento Técnico da Empresa. No Safra Pecuário irão constar informações sobre bovinocultura, suinocultura, avicultura, piscicultura, ovinocaprinocultura e apicultura. Os principais indicadores são produção, produtividade e o número de produtores, destacando-se quantos são agricultores familiares. “Com isso, podemos identificar qual é a participação e a importância da agricultura familiar na cadeia produtiva na pecuária mineira”, diz o coordenador técnico estadual de Planejamento e Gestão, Édson Spini Logato.

As informações serão coletadas em cada município pelos extensionistas da Emater-MG. Os dados serão lançados no Sistema Safra Pecuário, porém não ficarão disponíveis até que sejam validados pelos coordenadores regionais e estaduais da Emater-MG. No total serão 32 coordenadores regionais e cinco estaduais responsáveis pela verificação e liberação dos dados. Só então as informações ficarão disponíveis no sistema, que vai ser atualizado trimestralmente.

Segundo Logato, o sistema irá proporcionar um conhecimento mais amplo e preciso da atividade pecuária em cada município, facilitando a tomada de decisão dos órgãos competentes. “Será uma base de dados da pecuária que ajudará na elaboração e implantação de programas, projetos e ações. Isso vai contribuir para que essas iniciativas tenham resultado positivo”,disse. De acordo ainda com Logato, o sistema irá demonstrar a importância da pecuária para cada município e servirá também para comparar o desenvolvimento da atividade nas diferentes regiões do Estado. O primeiro relatório do sistema será concluído em abril.

As informações são da Emater-MG.

QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?