Sistema Faeg/Senar realiza Dia de Campo Goiás Mais Leite em Itaberaí

O Sistema Faeg/Senar realiza no próximo sábado (13), às 8 horas, o Dia de Campo Goiás Mais Leite para apresentar resultados do Programa Balde Cheio na propriedade Cordeiros, em Itaberaí, unidade demonstrativa do Programa. O evento será estruturado em três estações na propriedade, as quais apresentarão o antes e depois do Programa, as mudanças que ocorreram naquela unidade, a metodologia do pastejo rotacionado irrigado e a qualidade do leite produzido no local. Estima-se a presença de 500 produtores de leite da região.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O Sistema Faeg/Senar realiza no próximo sábado (13), às 8 horas, um Dia de Campo Goiás Mais Leite para apresentar resultados do Programa Balde Cheio na propriedade Cordeiros, em Itaberaí, unidade demonstrativa do Programa. O evento será estruturado em três estações na propriedade, as quais apresentarão o antes e depois do Programa, as mudanças que ocorreram naquela unidade, a metodologia do pastejo rotacionado irrigado e a qualidade do leite produzido no local. Estima-se a presença de 500 produtores de leite da região.

O Programa Balde Cheio é uma metodologia inédita de transferência de tecnologia que contribui para o desenvolvimento da pecuária leiteira em propriedades familiares. Seu objetivo é capacitar profissionais de extensão rural e produtores, promover a troca de informações sobre as tecnologias aplicadas regionalmente e monitorar os impactos ambientais, econômicos e sociais, nos sistemas de produção que adotam as tecnologias propostas. Atualmente, existem 33 unidades demonstrativas do Programa Balde Cheio em Goiás, o que envolve cerca de 400 produtores.

O produtor Kremison Alcântara, proprietário da unidade demonstrativa, comemora o sucesso do Programa. “Com o meu rebanho, consigo tirar cerca de R$ 8 mil bruto por mês.” Ele garante que não deseja parar por aí. “Minha meta é conseguir chegar a 500 litros de leite por mês até o próximo ano.” E para conseguir mais essa conquista, o produtor já faz planos de se inscrever em um curso do Senar, em Goiás. “Em 2013, pretendo participar do treinamento de inseminação artificial. Tenho certeza que dessa maneira irei aumentar ainda mais a produção”.

A implementação do Balde Cheio dura quatro anos. O objetivo é o desenvolvimento dos produtores, sobretudo dos pequenos. Para participar, o produtor deve procurar o Sindicato Rural do município, que cadastra o interessado. Depois, é assinado um termo de compromisso, que garante a visita do técnico à propriedade e define os direitos e deveres do produtor. O próximo passo é fazer análise de solo para saber a qualidade do mesmo. Um terceiro passo refere-se à sanidade do gado, com a realização de exames de tuberculose e brucelose.

As informações não do Sistema Faeg/Senar, adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?