Sistema de Informações sobre o Mercado Internacional de Produtos Lácteos é lançado no Fórum das Américas 2013

Com o objetivo de apoiar a ampliação da capacidade de exportação do setor lácteo brasileiro e, especialmente, dos produtores do Estado de Minas Gerais, o Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (Icone) e o Polo de Excelência de Leite e Derivados de Minas Gerais (Polo do Leite) criaram o projeto "Estruturação de um Sistema de Informações sobre o Mercado Internacional de Produtos Lácteos" a ser desenvolvido pelo Icone.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Com o objetivo de apoiar a ampliação da capacidade de exportação do setor lácteo brasileiro e, especialmente, dos produtores do Estado de Minas Gerais, o Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (Icone) e o Polo de Excelência de Leite e Derivados de Minas Gerais (Polo do Leite) criaram o projeto “Estruturação de um Sistema de Informações sobre o Mercado Internacional de Produtos Lácteos” a ser desenvolvido pelo Icone.

O trabalho consiste na organização de um sistema de informações sobre mercados de produtos lácteos em diversos países, envolvendo barreiras tarifárias, não-tarifárias (sanitárias e técnicas), bem como informações sobre inteligência de mercado em países importadores selecionados e políticas do setor na Nova Zelândia, nos Estados Unidos e na União Européia. O conjunto de relatórios, análises e dados oriundos do projeto está inserido numa plataforma web 2.0, chamada Exportalácteos, com o objetivo de tornar essas informações acessíveis a um grande número de agentes interessados.

O sistema de informação compreende a coleta, o processamento e a transformação dos dados, tendo como objetivo gerar informações para a tomada de decisões e preparação para enfrentar as tendências de cres¬cente competitividade de mercado.

O projeto foi dividido em três módulos: o Módulo 1 - Informações comerciais - abrange a coleta, organização e compilação de dados de produção e comércio de produtos lácteos, as práticas comerciais e as barreiras sanitárias de 55 países importadores dos produtos analisados, assim como as negociações de acordos sanitários do Brasil com esses países; o Módulo 2 – Inteligência Comercial - envolve a organização de informações de inteligência comercial para um grupo de 6 países estratégicos; e o Módulo 3 – Análise de concorrência - compreende a avaliação das estratégias e das perspectivas de exportação da União Européia, Nova Zelândia e Estados Unidos.

Acesse www.polodoleite.com.br e conheça o trabalho completo.

As informações são do Polo do Leite, adaptadas pela equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?