O Fórum apresentará palestras com tendências de mercado, tecnologias e processo. Para cada apresentação, haverá demonstração de produtos com degustação de sorvete. Será um giro pelo mundo do sorvete e todas as empresas do ramo no estado foram convidadas.
De acordo com o presidente do Sindsorvetes, Flávio Oliveira, o setor de sorvetes no país tem pouquíssima literatura e o pouco que se tem está em outro idioma que não o português. Flávio esclarece que quem decide investir no setor de sorvetes acaba encontrando algumas dificuldades no desenvolvimento de novos produtos.
"Dentro desse contexto, a ideia do evento é poder debater vários aspectos, formulações, ingredientes, tendências de mercado e aproveitar para aproximar industriais de todo o estado do Sindsorvetes. No contato com o sindicato, as empresas poderão trocar ideias e disseminar ainda mais a cultura do sorvete como alimento, passando informações e dados sobre o setor", complementa Flávio Oliveira.
Dados do setor
O setor de sorvetes no estado é essencialmente constituído por microempresas (94%) e a produção dessas companhias destina-se em grande parte ao mercado interno. Existem 150 empresas em atuação em 50 municípios cearenses. Do total, 43% estão localizadas na Região Metropolitana de Fortaleza. Esses dados constam no Censo do Setor de Sorvetes, do Sindsorvetes, com realização do Procompi, Sebrae, Instituto Euvaldo Lodi (IEL/CE) e Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Sobre o Sindicato
O Sindsorvetes hoje têm 27 filiados e realiza ações efetivas para fortalecer e unir o setor. Um dos objetivos é divulgar o sorvete como alimento e não apenas como uma sobremesa. As empresas associadas são formadas na grande maioria por micro, pequenas e médias empresas.
Entre as bandeiras do sindicato, estão a defesa da difusão do valor nutricional do produto, a desvinculação do consumo de sorvetes devido às condições climáticas e a capacitação técnica e tecnológica das empresas.
Nos últimos 5 anos, por iniciativa do Sindsorvetes, foram realizadas as seguintes atividades: criação de uma central de compras comum; código de conduta ética; Plano de Resíduos Sólidos nas empresas; redução da carga tributária no estado para o setor, realização do Passeio Ciclístico anual em comemoração ao Dia do Sorvete; cursos de Boas Práticas de Fabricação (BPF); Planejamento Estratégico para o sindicato; além do desenvolvimento de lideranças locais com uso de várias ferramentas.
As informações são do Maxpress.