Sindileite/SC teme colapso com crise nos transportes
O Sindileite de Santa Catarina enviou a seguinte nota ao MilkPoint: O Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Estado de Santa Catarina (SINDILEITE-SC) manifesta grande preocupação com a mobilização dos caminhoneiros e bloqueios de pistas em SC e também em outros estados brasileiros. O leite é um produto extremamente perecível, e perde qualidade a cada hora parado, correndo risco de perda total, caso as cargas não tenham condições de transitar.[...]
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
O Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Estado de Santa Catarina (SINDILEITE-SC) manifesta grande preocupação com a mobilização dos caminhoneiros e bloqueios de pistas em SC e também em outros estados brasileiros. O leite é um produto extremamente perecível, e perde qualidade a cada hora parado, correndo risco de perda total, caso as cargas não tenham condições de transitar.
O movimento dos caminhoneiros alega que produtos perecíveis podem circular, entretanto na prática isso não vem acontecendo, haja vista que o bloqueio imposto em Xanxerê e São Miguel do Oeste, não permite a circulação de carga de qualquer natureza. Muitos caminhões de leite estão presos desde o dia 22.02.2015 de manhã no bloqueio em Xanxerê e não foram liberados ainda, e correm risco eminente de perda total.
Caminhões de coleta no campo, e bi trens que buscam leite nos postos de captação, estão sendo obrigados e ficar na manifestação, fazendo com que não tenhamos equipamentos suficientes para manter a operação industrial e a captação de leite no campo em perfeita ordem.
Várias regiões do estado já estão impedidas de coletar leite no campo, e se a situação continuar serão suspensas todas as coletas nos produtores gerando grandes prejuízos para toda a cadeia produtiva.
Não temos mais segurança, e o esforço da operação ficou inviável. Precisamos preservar a integridade das pessoas que trabalham na cadeia produtiva do leite, mesmo porque alguns acidentes já aconteceram e podem aumentar à medida que pessoas são expostas a esforço desproporcional.
O movimento atingiu a região onde se produz 70% do leite do estado, perfazendo um total de 4.000.000 (quatro milhões de litros de leite por dia), que está sob ameaça de perda total gerando prejuízos para indústrias, produtores e estado. Estamos às voltas com desabastecimento de insumos na produção industrial e logo vai atingir o mercado.
Entendemos o direito de greve, porém é importante que se realize de forma ordeira preservando os direitos dos demais cidadãos.
Vale destacar que a cadeia produtiva do leite já vem sofrendo há vários meses efeitos dos baixos preços, tanto para produtores quanto para as indústrias, contabilizando prejuízos em toda cadeia produtiva. Neste momento enfrentarmos novas perdas seria extremamente prejudicial para um setor já bastante castigado.
Pedimos as autoridades estaduais e federais, que entendam a gravidade da situação, ouçam os manifestantes e resolvam de forma rápida, para continuarmos nosso trabalho, e que produtor e indústrias nem tenham que pagar uma conta que não lhes pertence.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

PORTO ALEGRE - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 24/02/2015
A fim de que o Pecuarista de LEITE não seja sempre o único PENALIZADO nos enfrentamentos com disputas econômicas, como essa greve de transporte que aí está, e não será a última, o RECOMENDÁVEL seria uma ação imediata do Ministério Público junto aos compradores de leite. A comercialização da produção resfriada, in-natura, pelos produtores, aos compradores (Posto de Recebimento /Resfriamento ou Indústria...), necessita ser honrada, através do ressarcimento financeiro normal (pela quantidade média histórica de cada produtor) da produção não recolhida nas propriedades, quando os motivos do não recolhimento transcendem a vontade dos produtores.
Para o momento, mais uma vez agradeço a oportunidade.
ROLÂNDIA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 24/02/2015
Produtor não pode estocar o leite, vai perder o leite e o dinheiro do leite que é para sustentar a família, pagar funcionários e alimentar as vacas confinadas, que não podem ficar sofrendo sem comer.
Caminhoneiros estão sofrendo bem como a maioria da população, têm direto de se manifestar, reivindicar.
Agora precisa desenvolver uma ação certo para alcançar os objetivos.
Pressionar quem toma decisão.
Do jeito que esta só vai prejudicado o povo trabalhador que já esta sofrendo de mais. Aluno sem aula, desabastecimento geral.
Porém não vai faltar arroz, carne e leite para os dirigentes eles tem amigos e dinheiro para comprar. O movimento esta penalizando criança, alunos e a classe trabalhador. Judia de vacas porcos galinhas que não tem nada a ver com isto mais som filho de Deus.
E o problema ambiental: aonde jogar este leite para fazer lugar no estocador.
Louis Baudraz Sitio Tapir - Rolandia-Pr<br type="_moz" />

ENÉAS MARQUES - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 24/02/2015

PORTO ALEGRE - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 24/02/2015
O segmento leite PÒS PORTEIRA aqui no nosso país (em muitos aspectos ainda amadores se comparada a outros países) me parece até muito bem organizado, se comparado à situação de abandono que se encontram as unidades produtivas de leite DENTRO da PORTEIRA, ou seja, o SENHOR PRODUTOR, espalhados por todo nosso Brasil.
Deixo aqui minha leitura para uma futura reflexão em relação a atual greve do transporte (e para outras que certamente virão):
Para ser objetivo:
1º- O produtor tem responsabilidade de produzir, acondicionar e disponibilizar a leite ao comprador (Posto de Recebimento /Resfriamento ou Indústria...), certo!
2º- A responsabilidade de retirar a produção da propriedade é do comprador (Posto de Recebimento /Resfriamento ou Indústria...), certo!
3º Neste caso entendo que o produtor NÃO POSSA SER PENALIZADO, pois cumpriu integralmente sua obrigação na relação comercial entre as partes, (mesmo que ainda esta relação seja informal). Quem não está cumprindo o acordo comercial é o comprador (Posto de Recebimento /Resfriamento ou Indústria...), certo!
4º Acredito que os Profissionais da área Jurídica das entidades de classe (Sindicatos Rurais, Associação de produtores de leite etc.) poderão melhor assessorar os produtores nestas situações para que, estes realmente deixem de assumir mais prejuízos que ao meu entender não lhes pertencem.
Obrigado mais uma vez a MilkPoint pela oportunidade.

XAXIM - SANTA CATARINA - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS
EM 24/02/2015
E ai eu pergunto sera que tudo isso não esta afetando a JBS, ou sera que e coincidência a empresa com raízes da base governista não se manisfestar.

RIO FORTUNA - SANTA CATARINA - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS
EM 24/02/2015

ANÁPOLIS - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 24/02/2015
Se queremos um país melhor temos que pagar o preço como nação.

ARIQUEMES - RONDÔNIA
EM 23/02/2015
CRUZ ALTA - RIO GRANDE DO SUL - OVINOS/CAPRINOS
EM 23/02/2015

ESTRELA VELHA - RIO GRANDE DO SUL
EM 23/02/2015

XAXIM - SANTA CATARINA
EM 23/02/2015
É importante que a ANP - Agência Nacional do Petróleo se manifeste... qual é o critério pra esse aumento abusivo do diesel? se o petróleo internacional está em baixa...
E a energia elétrica então... disparou também...
Diesel + Energia Elétrica mata o setor produtivo.
Energia elétrica residencial(urbana) e gasolina pode subir... o pessoal da cidade que desligue o climatizador e que ande de transporte coletivo.
Nesse momento é importante que todos os produtores(suínos, aves, leite, grãos,...) participem junto... Porque os produtores e transportadores são os mais explorados pela Indústria e governo...
Há muito tempo esse governo mostrou total falta de gestão.
O fim do governo PT está próximo... finalmente.
MARIPÁ - PARANÁ
EM 23/02/2015