Sindilat/RS acusa prejuízo com protesto dos caminhoneiros e defende solução rápida para o problema
O Sindilat/RS manifesta preocupação com o protesto dos caminhoneiros que está impedindo a livre circulação de caminhões no Estado. Segundo o sindicato, baseado em relatos de associados, há casos de caminhões carregados com leite em seus tanques ou que precisam coletar o produto nos produtores e postos de resfriamento e que estão sendo obstaculizados e impedidos de realizar o trabalho.[...]
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
O problema, que impede a chegada de leite à indústria para processamento, está ocorrendo em diversas regiões gaúchas. O Sindilat lembra que o produto é perecível, precisa ser mantido sob refrigeração e está sujeito a perder qualidade com o passar do tempo. O presidente da entidade, Alexandre Guerra, afirma que o protesto dos caminhoneiros causa prejuízo econômico à indústria e produtores e poderá provocar dano ambiental, aludindo à eventual necessidade de descarte de leite, em caso de o movimento perdurar.
O Sindilat entende o pleito dos caminhoneiros, mas acredita que a cadeia leiteira, como outras atividades econômicas, não podem ser prejudicadas. No caso do leite, por exemplo, há cargas destinadas ao abastecimento da cesta básica, hospitais e creches.
O Sindilat estuda ingressar com ação judicial buscando garantir a livre circulação dos caminhões de transporte de leite, sob o argumento de que estão sendo atingidos o direito constitucional de ir e vir e a liberdade econômica, entre outros fundamentos. O Rio Grande do Sul produz, em média, 13 milhões de litros de leite por dia.
As informações são da Assessoria Sindilat.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!
BELA VISTA DE GOIÁS - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 25/02/2015