Sindilat-RS: 2014 foi apertado para o leite
O Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos derivados do Estado do Rio Grande do Sul teve sua direção assumida por Alexandre Guerra recentemente. Em um cenário de preocupações - cerca de 20 mil famílias que fornecem leite para a indústria estão com pagamentos atrasados e dificuldade para vender sua produção - Guerra afirma que os casos de inadimplência e problemas de venda são pontuais.[...]
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Em entrevista ao Jornal do Comércio, o presidente do Sindilat-RS contou que o que gerou os problemas enfrentados agora foram os baixos resultados para o setor em 2014. “começamos 2014 com valores mais apertados e elevação nos custos, tanto para as indústrias quanto para os produtores (...) a recuperação dos preços não aconteceu e, no final do ano, a queda de preço foi ainda maior” disse Guerra. ”A indústria trabalhou no seu limite. Em casos pontuais, algumas empresas enfrentaram dificuldades financeiras” completou.
Guerra mencionou a entrada de novas empresas no estado, como a Lactalis e a Italac e o momento de transição da cadeia como soluções da situação. Além disso apresentou dados da perspectiva de crescimento da produção, com 5% para a nacional e 7% só no Rio Grande do Sul – explicou ainda que 60% da produção do estado é comercializada para fora deste.
Quando questionado sobre 2015, Alexandre Guerra admite que será um ano apertado, apesar de perspectiva de aumento do consumo. Entretanto menciona o mercado internacional como alternativa: “A China e África estão elevando o consumo de leite”.
As informações são do Jornal do Comércio, adaptadas pela equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.