Sindilat propõe grupo de trabalho para melhorar qualidade do leite

O Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat) propôs na última quarta-feira (13/01) a criação de um grupo de trabalho, formado pelos associados, produtos e centros de pesquisa, para discutir a melhoria da qualidade do leite.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

O Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat) propôs na última quarta-feira (13/01) a criação de um grupo de trabalho, formado pelos associados, produtos e centros de pesquisa, para discutir a melhoria da qualidade do leite. Uma das principais questões que serão analisadas é a identificação das causas da baixa acidez do leite. Seguindo a instrução normativa do Ministério da Agricultura, quando a acidez é baixa o produto precisa ser descartado pela empresa. “É uma perda que não podemos ter, nem a indústria e nem o produtor. Nossa margem é muito pequena. Assim, é importante compreendermos as causas do problema e como solucioná-lo”, enfatizou o presidente do Sindilat, Alexandre Guerra, aos participantes.

Para o chefe geral da Embrapa Clima Temperado, Clênio Pillon, é totalmente viável a realização de pesquisa para analisar em campo quais poderiam ser as possíveis causas e, com base nessas informações, elaborar estratégias para orientar os produtores. “O Estado tem condições de promover esse importante trabalho”, pontuou.

Uma das ações previstas é a elaboração de um questionário a ser validado para aplicação pela Embrapa junto com o Sindilat em propriedades dos associados. O objetivo é fazer um levantamento que possa indicar práticas que visem a melhoria da qualidade do leite.

As informações são do Sindilat.
Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Dr Carlos O Cordoves
DR CARLOS O CORDOVES

FELIZ - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 18/01/2016

Prezado Presidente Alexandre , O Sidilat esta de Parabéns com esta iniciativa



Abraço



Dr Cordoves
Hermenegildo de Assis Villaça
HERMENEGILDO DE ASSIS VILLAÇA

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 18/01/2016

E a pasteurização,  onde fica?












luciano possebon
LUCIANO POSSEBON

VESPASIANO CORREA - RIO GRANDE DO SUL - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 15/01/2016



Parabéns ao Sindilat pela iniciativa de discutir este assunto com órgãos que fazem parte do Sistema de inspeção,ou seja, o Governo em geral,pois,somente assim teremos mais tranquilidade para trabalharmos com a certeza de que estamos amparados por pesquisas e futuramente por leis que comprovem as características físico químicas do leite.
Qual a sua dúvida hoje?