Entre os palestrantes, está Eduardo Weisberg, presidente da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS), que abordará o cenário atual e perspectivas para o segmento, enfatizando o potencial de crescimento a partir do uso de novas matérias-primas, como frutas e castanhas nativas. “O mercado brasileiro ainda utiliza pouco de suas riquezas, sendo fundamental impulsionar o intercâmbio de alimentos nas diversas regiões do país, trazendo novas opções de sabores e funcionalidades ao produto, intensificando ainda mais as propriedades nutritivas do sorvete”, diz.
O Brasil conta com 8 mil empresas ligadas à produção e comercialização de sorvetes e ocupa a sexta posição em volume de mercado. Segundo levantamento realizado pela ABIS, o consumo de sorvetes de massa, picolés e soft totalizou 1,1 bilhão de litros em 2015, com índice de 5,59 litros por habitante ao ano. “Com a ampliação do portfólio a partir de ingredientes típicos do solo brasileiro, tendo como aliada uma comunicação intensificada, o país não só conseguirá ampliar o consumo nacional, como aumentar a exportação”, ressalta Weisberg.
A palestra ocorrerá no primeiro dia e os interessados podem se inscrever aqui. O encontro é promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e apoio institucional da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS), Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA), Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) e Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Essenciais, Produtos Químicos Aromáticos e Afins (ABIFRA).
Workshop Nichos de Mercado para o Setor Agroindustrial
Data: 21 e 22 de setembro de 2016.
Horário: A partir das 8h.
Local: Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, localizado na rua Albert Sabin, sem número – Cidade Universitária “Zeferino Vaz” – Distrito de Barão Geraldo – Campinas – SP.
Mais informações: https://www.embrapa.br/workshopnichos2016/index.php
Palestra: “Panorama e Perspectivas do Setor de Sorvetes no Brasil – Desenvolvimento de Sorvetes com Frutas e Castanhas Nativas”, ABIS.
Data: 21 de setembro de 2016.
Horário: 16h20.
Local: Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.
Sobre a ABIS
Fundada em 2002, a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS) representa toda a cadeia produtiva, inclusive sorveterias e gelaterias artesanais, e tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento contínuo das empresas do setor. Por meio da divulgação das vantagens e benefícios do sorvete, ressaltando sempre sua qualidade e seu valor nutritivo, a entidade procura criar condições adequadas para o crescimento das empresas associadas. Atualmente, o Brasil conta com oito mil empresas ligadas à produção e comercialização de sorvete. O setor gera 75 mil empregos diretos e tem faturamento anual acima de R$ 12 bi.
Vale a pena ler também:
Dia Nacional do Sorvete: confira a entrevista realizada com Eduardo Weisberg, presidente da ABIS
As informações são da Assessoria de Imprensa.