A indústria de alimentos da região da Ásia-Pacífico é uma das de mais rápido crescimento e deverá manter uma participação de 33% no mercado global de alimentos e bebidas em 2014. Isso é devido às principais megatendências, como aumento da urbanização, aumento da necessidade de saúde e soluções de bem-estar e aumento da sensibilidade para segurança alimentar. Tudo isso influenciará o comportamento dos consumidores e impactará diretamente no crescimento e no desempenho da indústria de alimentos da região da Ásia-Pacífico.
“A região da Ásia-Pacífico engloba uma variada gama de países que diferem em cultura, culinária, linguagem e grau de desenvolvimento econômico. Apesar de suas diferenças, a indústria de alimentos na região vem crescendo persistentemente mesmo com a recessão econômica de 2008/2009. A indústria de alimentos da região deverá ser um importante direcionador econômico à medida que a demanda por alimentos e bebidas deverá ultrapassar a demanda combinada da América do Norte e da Europa em 2014”, disse a gerente de pesquisa para a região da Ásia-Pacífico da Frost & Sullivan, Natasha D’Costa. “As principais áreas de crescimento serão bebidas, lácteos e commodities fortificadas”.
A indústria de lácteos na Ásia-Pacífico deverá crescer mais rápido do que os mercados maduros dos Estados Unidos e da Europa Ocidental. “Isso é devido ao aumento da conscientização dos benefícios para a saúde associados com o consumo de produtos lácteos. A China é precursora nessa demanda, à medida que sua população mais jovem cada vez mais incorpora lácteos em sua dieta diária. A Índia é o maior produtor mundial de leite, com a maioria de sua produção usada domesticamente, à medida que os sul-asiáticos tipicamente consomem uma dieta rica em lácteos. Existe uma crescente demanda por produtos lácteos fortificados à medida que os processadores visam agregar valor a essa commodity”.
Na região da Ásia-Pacífico, o mercado de culturas de probióticos focados principalmente no setor de lácteos fortificados está continuando a crescer com força com receitas projetadas de US$ 310 milhões em 2011, para US$ 522,8 milhões em 2018.
“Isso é porque existem cada vez mais pesquisas validando as afirmações de saúde da melhora da saúde intestinal e do sistema imune, o aumento da acessibilidade dos produtos probióticos devido ao aumento da paridade do poder de compra dos consumidores e o crescente foco na medicina preventiva uma vez que a população envelhecendo deverá aumentar, particularmente no Japão, Austrália e Cingapura”.
O principal crescimento da demanda dentro da indústria de lácteos será dentro dos mercados de leite em pó desnatado, especialmente para nutrição infantil na Tailândia, China e Cingapura. A demanda por queijos também deverá crescer, particularmente na Coreia do Sul e Japão. As bebidas lácteas e alimentos fortificados são as principais oportunidades emergentes de produtos que terão uma demanda na Ásia-Pacífico.
Para bebidas, dentro da região da Ásia-Pacífico, o forte crescimento é principalmente visto nas bebidas não alcoólicas e fortificadas e as principais áreas de crescimento dentro da região serão água engarrafada, cafés/chás prontos para beber e sucos.
Nos países do sudeste da Ásia, como Vietnã e Indonésia, a demanda por chás prontos para beber está crescendo bastante e uma enorme oportunidade de mercado se apresentou nas áreas de chás com sabor e chás verdes, à medida que são bem conhecidos localmente e os consumidores facilmente se identificam com isso.
“A conveniência e o aumento da conscientização de saúde e bem-estar entre os consumidores continuará direcionando o crescimento do mercado de chás prontos para beber”.
“Reporta-se que a população da Ásia-Pacífico tem uma vasta deficiência de micronutrientes, particularmente ferro, iodo e vitamina A. As crescentes preocupações de pobreza e subnutrição levaram a iniciativas para fortalecer as commodities da cesta básica. Nas Filipinas, o arroz é fortificado com ferro, na China, o milho de soja é fortificado e na Índia, o trigo é fortificado com ferro e o sal com iodo”.
“A fortificação de alimentos continuará sendo o foco principal para governos nos próximos anos à medida que eles visam introduzir mais produtos alimentícios fortificados que, por sua vez, direcionará a demanda por esses alimentos. O mercado para commodities fortificadas como sal, trigo e cereais serão importantes áreas no futuro imediato”.
“Conforme a demografia e a composição da população da Ásia-Pacífico mudam, também diferem as tendências dietéticas e as demandas por alimentos, de forma que à medida que a indústria de alimentos da região domine, deverá ter um crescimento vertiginoso”.
Os dados são do Frost & Sullivan, publicados no FoodBev.com, traduzidos e adaptados pela Equipe MilkPoint.
Setor de lácteos e bebidas são áreas chaves de crescimento na região da Ásia-Pacífico
A indústria de alimentos da região da Ásia-Pacífico é uma das de mais rápido crescimento e deverá manter uma participação de 33% no mercado global de alimentos e bebidas em 2014. Assim, indústria de lácteos deverá crescer mais rápido do que os mercados maduros dos Estados Unidos e [...]
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 3 minutos de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.