O segmento atacadista distribuidor cresceu 0,6% em termos reais e 6,9% em termos nominais em 2016, atingindo faturamento de R$ 250,5 bilhões. Os dados são do Ranking Abad (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores)/Nielsen 2017. Os agentes de distribuição respondem hoje por uma fatia de 53,7% do mercado mercearil nacional, que compreende produtos de uso comum das famílias, como alimentos, bebidas, limpeza, higiene e cuidados pessoais.
De acordo com a associação, o resultado, embora se aproxime da estabilidade, é considerado satisfatório, tendo em vista que, no ano passado, o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro sofreu retração de -3,6%.
Atacarejo X Hipermercados
O faturamento do atacarejo cresceu 11,3% em 2016, consolidando esse modelo como importante canal de abastecimento das famílias neste período de alto desemprego e busca por economia. “É importante frisar que o atacarejo não tira mercado dos demais modelos de negócio do setor, como o distribuidor e o atacadista com entrega”, explica o presidente da Abad, Emerson Destro.
Em vez disso, segundo dados da Nielsen, o atacarejo tem incomodado principalmente os hipermercados, que tiveram queda de 7,4% em 2016 na comparação com 2015. Hoje, as famílias têm feito as compras de abastecimento (maior volume) no atacarejo em detrimento dos hipermercados. As compras de reposição (semanais ou diárias) continuam sendo feitas no varejo de vizinhança (principal cliente do setor atacadista distribuidor).
“Mesmo o varejo de vizinhança tendo apresentado queda em relação ao ano passado (-5,1%), em razão dos cortes impostos às famílias pela situação econômica, essa tendência de abastecimento permanece e deve voltar a crescer assim que houver a retomada do crescimento de emprego”, conclui o presidente da entidade.
No ranking deste ano, o resultado positivo é acompanhado da volta das expectativas de melhoria em faturamento, volume e rentabilidade em todos os modelos de negócios dos agentes de distribuição.
As informações são do portal Supermercado Moderno.
Setor atacadista distribuidor cresce 0,6% em 2016 e fatura R$ 250,5 bi
O segmento atacadista distribuidor cresceu 0,6% em termos reais e 6,9% em termos nominais em 2016, atingindo faturamento de R$ 250,5 bilhões. Os dados são do Ranking Abad (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores)/Nielsen 2017. Os agentes de distribuição respondem hoje por uma fatia de 53,7% do mercado mercearil nacional, que compreende produtos de uso comum das famílias, como alimentos, bebidas, limpeza, higiene e cuidados pessoais.
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