Seminário debate agricultura sustentável no Sistema CNA/SENAR

Começou nesta terça-feira (27) e prossegue até amanhã (28), na sede do Sistema CNA/SENAR, em Brasília, o seminário Um novo olhar sobre a agricultura brasileira, promovido pelo Fórum do Futuro, Embrapa, Fundação Getúlio Vargas e pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), com o patrocínio do SENAR [...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Começou nesta terça-feira (27) e prossegue até hoje (28), na sede do Sistema CNA/SENAR, em Brasília, o seminário Um novo olhar sobre a agricultura brasileira, promovido pelo Fórum do Futuro, Embrapa, Fundação Getúlio Vargas e pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), com o patrocínio do SENAR. “Estamos na 4ª edição do fórum e esse debate é muito importante para enfrentarmos os desafios da agricultura”, afirma Renato Simplício Lopes, presidente do Sistema FAPE/SENAR-DF - Federação de Agricultura e Pecuária e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Distrito Federal e secretário executivo do Fórum do Futuro.

Na abertura do evento, foram assinados dois protocolos de intenção: um, em apoio a um projeto de decodificação de dados complexos, para traduzir ao público o que é produzido pela comunidade científica na área de agricultura, de forma que a população entenda a dimensão do trabalho desenvolvido; e outro, chamado novos talentos para agricultura, para incentivar jovens da área de tecnologia a enfrentarem o desafio e atuarem para o desenvolvimento da agricultura sustentável. Segundo o presidente do Sistema FAPE/SENAR-DF, esses protocolos são importantes porque “consolidam a integração das entidades de pesquisa como universidades e a própria Embrapa e contribuem para o avanço do setor”.

O presidente da Embrapa, Maurício Lopes, destaca que a produção de alimentos de forma sustentável é um dos maiores desafios para o setor. “Essa é uma questão de grande complexidade: usar de forma segura e planejada nossa base de recursos naturais para a produção de alimentos sustentável que atenda a população até 2050. Como a produção de alimentos e a ciência vão lidar com um mundo cada vez mais complexo? Precisamos tratar isso de forma transversal e produzir referências e recomendações para a ciência de forma a vencermos os desafios da produção sustentável”, avalia.

Já para o representante da FAO, Alan Bojanic, uma saída para esse desafio é investir em políticas sociais. “Precisamos dar às pessoas acesso aos alimentos. Para isso, devemos aprimorar as políticas sociais e melhorar a distribuição de alimentos no mundo, delineando estratégias e definindo onde os alimentos precisam estar”, acredita.

O seminário é aberto ao público e trata de temas voltados para a agricultura sustentável e segurança alimentar, com o objetivo de consolidar os dados estratégicos para reposicionar a imagem da agricultura brasileira, tanto no plano interno quanto no quadro internacional, com ênfase no progresso científico e tecnológico do setor.

As informações são da Assessoria de Comunicação do SENAR.
 


Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?