Logo do site MilkPoint
Entrar
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
  • PREÇOS & PRODUÇÃO
  • COLUNAS
  • MILKPLAY
  • ARTIGOS
    PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
  • EVENTOS
    MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
  • MILKIA
  • CONTATO
    NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
Acesse sua conta Ou cadastre-se
INÍCIO
NOTÍCIAS & MERCADO
GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
PREÇOS & PRODUÇÃO
COLUNAS
MILKPLAY
ARTIGOS
PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
EVENTOS
MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
TOP 100
EMPRESAS
CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
MILKIA
CONTATO
NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
  • Acesse o MilkPoint Ventures MilkPoint Ventures
  • Acesse o CaféPointCaféPoint
  • Acesse o MilkPoint Mercado MilkPoint Mercado
  • Acesse o Milk Pro Master Milk Pro Master
  • Acesse o Milk Monitor Milk Monitor
  • Acesse o MapLeite MapLeite
Agener
  1. Início >
  2. Giro de Notícias

Ministra busca fornecedores alternativos de fertilizantes

Sem opções, ministra busca novos fornecedores de fertilizantes e Plano Nacional de Fertilizantes deve ser anunciado ainda este mês. Saiba mais aqui.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: 03/03/2022 - 3 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O plano A da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para garantir o abastecimento de fertilizantes no Brasil é buscar novas alternativas de fornecedores ao redor do mundo e se precaver de eventuais interrupções nas exportações de potássio e ureia da Rússia.

Este é o plano que todos os países importadores desses insumos estão optando por causa dos reflexos da guerra no mercado de adubos – e não existe plano B.

Retirar entraves logísticos nos portos para facilitar o recebimento de fertilizantes nos próximos meses também é cogitado pelo governo, e confia nas orientações técnicas da Embrapa para os produtores reduzirem a adubação sem perder rendimento.

Continua depois da publicidade Agroceres

A ministra vai ao Canadá na próxima semana para uma conversa “mais firme” com empresários do segmento de adubos do país, com os quais já se reuniu por videoconferência recentemente para tentar ampliar as vendas de potássio ao Brasil. O Canadá é o maior produtor mundial do nutriente e cogita reativar minas hibernadas para suprir parte do déficit que pode surgir com os conflitos entre Rússia e Ucrânia.

Há grande ceticismo no mercado quanto à disponibilidade de volumes adicionais de potássio no mundo a curto prazo. Fontes do segmento também teceram duras críticas à declaração da ministra de que há um grande estoque de passagem no Brasil, capaz de garantir a adubação das lavouras até outubro. “Nossos estoques vão durar três meses”, afirmou um executivo. “Entendo que a declaração ocorreu no sentido de tranquilizar o mercado, mas ela é preocupante porque pode dar uma tranquilidade que não existe”.

Em coletiva de imprensa, a ministra afirmou hoje que buscará diálogo também com o Chile para a importação de potássio. Ela quer ainda ampliar as conversas com países do Oriente Médio, como Arábia Saudita e Catar, que são produtores de petróleo e ureia — outro insumo essencial na agricultura brasileira e que o Brasil importa em grande quantidade da Rússia.

A outra preocupação é logística. “Os portos que têm que estar preparados para a chegada de fertilizantes. Já estamos conversando com o Ministério da Infraestrutura e com a Receita Federal para, daqui a dois ou três meses, termos um fluxo mais rápido na chegada dos fertilizantes nos portos, uma prioridade, abrirmos um canal verde”, afirmou.

Continua depois da publicidade Interleite Brasil: Capacitando e fortalecendo a produção de leite no Brasil

A ministra disse, ainda, que o mercado mundial de fertilizantes “travou” e que há muita desinformação sobre o assunto. Ela ressaltou que não existem proibições oficiais para exportações de Belarus e Rússia ao Brasil, mas admitiu que as sanções financeiras aos dois países, com a remoção de bancos do sistema Swift e a resistência das seguradoras em proteger as cargas, dificultam as negociações.

O Plano Nacional de Fertilizantes (PNF) está na mesa da ministra e será anunciado até o fim deste mês, poucos dias antes de ela deixar o cargo. Sem dar detalhes, Tereza Cristina lembrou que a política terá incentivos tributários e recursos para investimentos no ramo, além de maior agilidade na concessão das licenças ambientais, mas sem precarizar o controle da atividade. “Não tem solução mágica", resumiu. Especialistas lembram que as fontes de produção disponíveis no Brasil também são mais limitadas do que sugere o plano. 

Assim, o plano não só não vai resolver os problemas imediatos e emergenciais como tem chances de não prosperar. Além de limitadas, as fontes de exploração de fertilizantes no Brasil enfrentam forte resistência de ambientalistas. Muitas das jazidas identificadas estão próximas ou dentro de reservas indígenas, e outras têm baixos teores de nutrientes.

Em nota, o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) disse que faltam políticas públicas de apoio ao setor mineral e investimento em pesquisa geológica no país. Além disso, há desafios tributários, como a isonomia de cobrança de ICMS sobre o insumo importado — que atualmente tem vantagem — e o produzido no país. “O déficit na balança comercial brasileira de fertilizantes é reflexo não apenas da demanda aquecida do setor agrícola, mas também da estrutura de produção e da deficiência de insumos domésticos”, disse o Ibram.

As informações são do Valor Econômico, adaptadas pela equipe MilkPoint. 

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Agener

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Mais visualizadas de Giro de Notícias

03/08/2026

Girolando leva genética brasileira para a Guatemala

31/07/2026

RJ: vaca quebra recorde estadual ao produzir 100 kg de leite em duas ordenhas

05/08/2026

Fazenda no semiárido baiano aumenta produção de leite em seis vezes com manejo forrageiro

04/08/2026

Semiárido pode recuperar protagonismo na produção de leite com novo projeto da CNA e Embrapa

06/08/2026

Índia anuncia plano para expandir a pecuária de leite com melhoramento genético

06/08/2026

Agora é lei! Minas veta leite fluido produzido com leite em pó importado

BI
GlobalGen

Destaques de hoje

Especial Nordeste: ela provou que 30 hectares eram suficientes para produzir mais leite
Leite no Nordeste

Especial Nordeste: ela provou que 30 hectares eram suficientes para produzir mais leite

Do pai para os filhos: o legado que mantém viva a Agropecuária Tucaninha
Giro de Notícias

Do pai para os filhos: o legado que mantém viva a Agropecuária Tucaninha

Ciclone bomba no RS: tornado e ventos de 120 km/h provocam mais destruição no estado
Giro de Notícias

Ciclone bomba no RS: tornado e ventos de 120 km/h provocam mais destruição no estado

Lácteos registram aumento nas importações e nas exportações em julho
Panorama de Mercado

Lácteos registram aumento nas importações e nas exportações em julho

Mastigação de precisão: por que o verdadeiro segredo da produção está na vaca deitada?
Produção de leite

Mastigação de precisão: por que o verdadeiro segredo da produção está na vaca deitada?

Agora é lei! Minas veta leite fluido produzido com leite em pó importado
Giro de Notícias

Agora é lei! Minas veta leite fluido produzido com leite em pó importado

Assine nossa newsletter gratuitamente

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail.

Logo do site MilkPoint Logo do site MilkPoint Ventures

MilkPoint é um produto da rede MilkPoint Ventures

NOTÍCIAS & MERCADOGIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESSPREÇOS & PRODUÇÃOCOLUNASMILKPLAYARTIGOSPRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHAEVENTOSMILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOSTOP 100EMPRESASCEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROSMILKIACONTATONEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Copyright © 2026 MilkPoint - Todos os direitos reservados

MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86

Avenida Cezira Giovanoni Moretti, nº 905, sala 11A - Loteamento Santa Rosa, Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP - CEP: 13.414-157

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.

Qual a sua dúvida hoje?