O workshop será divido em duas partes temáticas: o "Simpósio de melhoramento genético de bovinos de leite" e o "II Talking about computing and genomics – II TACG" (falando sobre computação e genômica, em tradução literal).
Ao reunir professores e pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa ligados à área de melhoramento animal, o simpósio pretende discutir o nível atual do desenvolvimento científico a respeito do melhoramento genético e as perspectivas futuras das pesquisas. "Queremos apontar soluções futuras para os programas de melhoramento animal e discutir sobre os impactos dos estudos de genômica na pecuária", diz a pesquisadora da Embrapa Gado de Leite, Marta Martins.
Já o II TACG é uma iniciativa da Rede Nacional para o Desenvolvimento e Adaptação de Estratégias Genômicas Inovadoras Aplicadas ao Melhoramento, Conservação e Produção Animal. Coordenado pela Embrapa, a Rede conta com a parceria de diversas universidades e centros de pesquisa, além de instituições relacionadas ao agronegócio.
Cinco painéis irão compor o workshop:
- Programa de melhoramento genético das raças leiteiras no Brasil;
- Genômics: a new way of looking at na old question (numa tradução livre: "Uma nova maneira de olhar para a genômica – esse tema será dividido em dois painéis);
- Políticas públicas e regulamentação;
- Rede genômica animal.
Em cada um dos dias de trabalho, haverá mesas redondas debatendo:
- Soluções para os programas de melhoramento genético de raças leiteiras no Brasil;
- Como implementar a seleção genômica nos programas de melhoramento animal;
- Incorporação das novas metodologias genéticas e reprodutivas para registro genealógico e identificação de paternidade.
As inscrições podem ser feitas no local do evento: Independência Trade Hotel – Av. Presidente Itamar Franco, 3.800 – Juiz de Fora, Minas Gerais.
Mais informações podem ser obtidas no site http://www.cnpgl.embrapa.br/tacg2016.
As informações são da Embrapa Gado de Leite.