Uma pesquisa global junto aos consumidores feita pela cooperativa neozelandesa de lácteos, Fonterra, revelou que os europeus estão entre os mais apáticos do mundo quando se fala em preocupações com questões de saúde no envelhecimento. Isso levanta desafios para os processadores que visam esse setor lucrativo com proposições de saúde.
A Fonterra entrevistou mais de 3.700 adultos com idade entre 50 e 75 anos, incluindo 613 na Alemanha e 599 na França. A pesquisa revelou que um em cada quatro europeus, nessa faixa etária, escolhe ignorar seus problemas de saúde. Além disso, observou-se que para cada pessoa apática, existem duas querendo ter o controle e buscando mudanças em seu estilo de vida para alcançar benefícios para a saúde.
O gerente de ciência da nutrição da Fonterra, Lesley Stevenson, disse que esses resultados destacaram alguns dos principais desafios para os processadores e também foram importantes para as indústrias, que gastam seu tempo estudando a audiência, começares a desenvolver as proposições certas e investirem na educação dos seus consumidores.
“Existem crescentes evidências científicas dando suporte ao papel da proteína, em particular da proteína dos lácteos, para ajudar no envelhecimento saudável. Entretanto, nossa pesquisa mostrou que os consumidores franceses e alemães têm menos chances de buscar ativamente produtos com mais proteína, de forma que as afirmações de alto teor deste nutriente não são suficientes para persuadir essas pessoas a comprar”.
“Através de nosso trabalho no mercado consumidor, sabemos que esse é um público que tem opiniões muito fortes e preferências”, disse Stenvenson. “Eles respondem a direcionadores únicos, de forma que precisam ser totalmente entendidos para se obter sucesso”.
A pesquisa também destacou a importância de engajar os franceses e alemães que estão envelhecendo e educá-los sobre os potenciais benefícios principais nutrientes, como a proteína, para a saúde. “Esses consumidores têm um interesse menor por buscar nossa informação comparado com outros mercados locais. Para ter sucesso, as marcas precisam ajudar as pessoas que estão envelhecendo a ver dieta e exercício como quesitos fundamentais para a saúde que podem ser sentidos, como mobilidade, força muscular e capacidade de se manter ativo”.
A Fonterra identificou um grupo de consumidores que chamou de “Active Seekers” (Buscadores Ativos), descritos como altamente direcionados em fazer mudanças na dieta e no estilo de vida para obter benefícios para a saúde e provavelmente serem os primeiros a adotarem qualquer nova solução. “Dentro da Europa, descobrimos que na França, os Active Seekers representam apenas 8% do mercado de envelhecimento saudável, comparado com 11% na Alemanha e 16% nos Estados Unidos e na Austrália. Entretanto, a França tem mais ‘Health Seekers’ (Buscadores de Saúde) do que a maioria dos outros mercados. Eles são os primeiros seguidores, dispostos a fazer alguns sacrifícios para obter benefícios para a saúde, contanto que sobre espaço para o sabor e o prazer. Isso significa que com a proposição certa, os Health Seekers podem ser uma oportunidade muito lucrativa”.
A reportagem é do www.foodbev.com, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Segundo pesquisa da Fonterra, os Europeus estão entre os mais despreocupados com a saúde
Uma pesquisa global junto aos consumidores feita pela cooperativa neozelandesa de lácteos, Fonterra, revelou que os europeus estão entre os mais apáticos do mundo quando se fala em preocupações com questões de saúde no envelhecimento. Isso levanta desafios para os processadores que visam esse setor lucrativo com proposições de saúde.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!
MARCOS GOULART PEREIRA (MARKITO.'.)
LAVRAS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 29/05/2013
Interessante matéria. Existe algum estudo para o perfil brasileiro?
Agradecido.
Agradecido.