Segundo ministra, Brasil terá status de livre da aftosa ainda esse ano e de área livre sem vacinação até 2025
Em dez anos, o Brasil terá reconhecimento internacional por parte da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como área livre da aftosa, sem vacinação, disse a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, nesta terça-feira (16/06). Assim como todos os estados brasileiros devem ser reconhecidos pelo governo federal como livres da febre aftosa com vacinação ainda em 2015. No ano que vem, a ministra espera que o Brasil obtenha a mesma credencial na OIE. "Em 2015 seremos considerados totalmente livres, com vacinação, depois, em 2016, seremos conhecidos mundialmente como livre da aftosa, com vacinação.[...]
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
As previsões foram feitas em palestra no Seminário Perspectivas para o Agribusiness 2015 e 2016, realizado pela BM&FBovespa, em São Paulo.
A ministra também se disse engajada em contribuir para que a América do Sul seja reconhecida com o mesmo nível sanitário, mas, para isso, disse que é "preciso enfrentar a Venezuela". "Vamos entrar na Venezuela com a permissão do seu governo para ajudá-los a montar um sistema de defesa agropecuária. Isso diminui o risco da doença para o Brasil", explica.
Kátia ressaltou mais uma vez que os esforços sanitários são possíveis porque o orçamento de defesa agropecuária não foi cortado no ajuste fiscal promovido pelo governo federal. "Fomos o ministério que sofreu o menor corte da Esplanada, em torno de 7% (do seu orçamento) apenas", afirmou.
As informações são da Revista Globo Rural e G1.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

TOLEDO - PARANÁ - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS
EM 08/07/2015