A peça teatral explica a importância dos cuidados na coleta e no transporte da matéria-prima e a necessidade do transportador se modernizar, adquirir novos equipamentos, adotar procedimentos adequados e ter visão de negócio. Também explica que todos os elos da cadeia produtiva são importantes e por isso as ações precisam ser sincronizadas e feitas com comprometimento.
Com uma linguagem informal, a peça enfatiza que há necessidade de prestar muita atenção em cada detalhe para assegurar a qualidade do produto, que resultará na agregação de valor e na abertura de novos mercados.
A iniciativa, implantada desde 2011, tem como objetivo treinar a cadeia de lácteos, envolvendo produtores de leite, transportadores e equipe técnica. O foco é a orientação ao produtor rural nas etapas de manejo de ordenha, procedimentos de higiene, refrigeração na matéria-prima, tendo como base a Instrução Normativa 62 (IN-62) que traz os padrões para a produção de leite no campo.
O programa faz parte de uma parceria firmada entre o SENAR de Santa Catarina, com Coopercentral Aurora e suas cooperativas filiadas.
Para o coordenador de pecuária do Senar/SC, Olices Santini, a parceria foi fundamental para qualificar toda a cadeia produtiva. “Desde agosto deste ano foram realizados mais de 120 treinamentos voltados à qualidade do leite na região oeste do Estado. Esta capacitação revela que estamos no caminho certo, mas podemos crescer muito mais. Por isso é uma honra e uma alegria consolidar e manter essa parceria”, justificou.
Próxima apresentação
Atuam na peça os atores Carlinhos Tabajara, Eliezer Aires, Thaisi Costa e Bianca Lago. Nos dias 17 e 18 de dezembro, a peça teatral será apresentada na unidade de Pinhalzinho da Aurora.
As informações são da Assessoria de Comunicação da Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina - FAESC.