SC: indústrias de leite têm 80% dos trabalhadores ociosos, segundo Sindileite
As indústrias de leite de Santa Catarina concluíram quarta-feira (25) que cerca 80% dos seus trabalhadores estão ociosos, informou o Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do estado (Sindileite). Segundo Valter Antonio Brandalise, presidente da entidade, as 17 indústrias associadas somam em torno de 15 mil funcionários.[...]
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
De acordo com ele, as fábricas respondem por 70% do leite processado no estado. O Sindicato informou que calcula que o prejuízo diário na cadeia produtiva do setor esteja entre R$ 11 e R$ 15 milhões.
A situação é consequência do protesto de caminhoneiros, que, somente das rodovias federais e estaduais catarinenses, bloqueiam trechos no Oeste do estado. O protesto dura nove dias e o abastecimento de produtos foi prejudicado.
Na manhã desta quinta-feira (26), havia 19 trechos bloqueados em rodovias federais e estaduais de Santa Catarina.
"As fábricas trabalham com 10 a 15% da sua capacidade. Uma ou duas estão paradas", disse Brandalise. Ele relatou que algumas cidades já começam a sofrer o desabastecimento, como Chapecó, no Oeste catarinense, e Joinville, no Norte.
Ainda conforme o Sindicato, 100% da coleta de leite feita no Rio Grande do Sul e no Paraná está parada há três dias. Além disso, 90% do leite produzido no estado não tem sido coletado devido à manifestação dos caminhoneiros. Isso equivale a 6,5 milhões de litros por dia, segundo a entidade.
As informações são do G1.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.