“Ele é rico em compostos antioxidantes e também ômega 3 e ômega 6. O azeite traz diversos benefícios, como tratamento e prevenção de muitas doenças, como hipertensão. Aumenta o colesterol bom, diminui o colesterol ruim”, disse Josiane Betat, coordenadora da faculdade de tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Uma porção de 60 gramas do sorvete comum tem, em média, 170 calorias. Já o feito com azeite de oliva tem 70 calorias. De acordo com Josiane, a nova receita tem 80% menos gordura e 60% menos calorias. O projeto venceu em duas categorias da Mostra Inova Senai 2015: voto popular e produto inovador.
A mostra reuniu 15 projetos, selecionados entre 216 inscritos. As propostas apresentam soluções ambientais, de alimentação saudável, de inclusão de pessoas com deficiência e tecnologias educacionais. Por enquanto, o sorvete sem gordura hidrogenada é apenas um projeto. Não há previsão de quando ele poderia começar a ser vendido no mercado.
Azeite de oliva substitui gordura hidrogenada na receita (Foto: Reprodução/RBS TV)
As informações são do G1.