SC: 700 agroindústrias com inspeção estadual poderão vender no país

Santa Catarina tem aproximadamente 700 empresas do setor agropecuário que atuam com o selo do Sistema de Inspeção Sanitária Estadual (SIE) e que, em breve, poderão comercializar seus produtos em todo o país.[...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Santa Catarina tem aproximadamente 700 empresas do setor agropecuário que atuam com o selo do Sistema de Inspeção Sanitária Estadual (SIE) e que, em breve, poderão comercializar seus produtos em todo o país. Essa foi uma das medidas do Plano de Defesa Agropecuária 2016/2020 (PDA) anunciado quarta-feira (06/05) pela presidente Dilma Rousseff e pela ministra da Agricultura e Pecuária, Kátia Abreu.

Na avaliação do secretário de Estado da Agricultura, Moacir Sopelsa, essa decisão é um grande avanço e representará um ganho de mercado para as pequenas e médias agroindústrias familiares de SC. Hoje, quem tem o selo de inspeção estadual pode vender os produtos somente no respectivo Estado. A mundaça vai permitir que essas empresas migrem para o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI) caso atendam as normas exigidas. Outra novidade do plano que agradou o setor foi a permissão do uso de medicamentos genéricos para tratar animais.

A série de medidas mostra que a ministra Kátia Abreu está decidida a acelerar ações que podem impulsionar ainda mais o setor nos mercados interno e externo. Sopelsa disse que ficou feliz com a mudança na área de inspeção porque há muito tempo Santa Catarina lutava por isso. "Os produtos catarinenses são reconhecidos pela sua qualidade e agora ganharão o mercado nacional", afirmou ele.

Para o diretor executivo do Sindicato das Indústrias da Carne e Derivados do Estado (Sindicarne), Ricardo Gouvêa, o Plano de Defesa Agropeucária é arrojado, incorpora o que há de mais moderno no mundo e adota as práticas avançadas dos países desenvolvidos. Ele simplifica processos para reduzir em 70% o tempo de solicitação de um registro e sua análise final, estipula as condições para a instituição de um Código de Defesa Agropecuário e moderniza sistemas para o controle de doenças em animais como aftosa, gripe aviária, peste suína e outras.

As informações são do Clic RBS.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?