Rússia suspende importações de produtos lácteos de seis companhias da Ucrânia

A Rússia suspendeu as importações de produtos processados por seis companhias de lácteos da Ucrânia após uma barreira similar imposta sobre os queijos russos feitos pela [...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O





















Serviço Federal Russo para Supervisão de Proteção dos Direitos do Consumidor e Bem-Estar Humano (Rospotrebnadzor/CPS) anunciou uma barreira de importação aos produtos lácteos processados por seis companhias da Ucrânia, citando “violações da lei na área de proteção aos consumidores. Para garantir os direitos dos consumidores, o CPS suspendeu as importações à Rússia dos produtos lácteos ucranianos  destas empresas”.

A medida se baseou em barreira similar tomada pela Inspeção do Estado da Ucrânia para a Proteção dos Consumidores (Derzhspozhyvinspektsiyeyu) de vários queijos processados pela Lactalis Istra, a subsidiária russa da gigante francesa de lácteos, Lactalis.

O Derzhspozhyvinspektsiyeyu anunciou na semana passada que tomaria “medidas apropriadas para remover” uma variedade de queijos fatiados e cremosos da marca President – processados próximos a Moscou - e “outros produtos russos”, incluindo chocolate, doces e peixe enlatado.

Os produtos proibidos foram “distribuídos com violações aos hipermercados e importantes varejistas” na Ucrânia, disse o Derzhspozhyvinspektsiyeyu.

Antes do anúncio do embargo aos produtos lácteos ucranianos, o Rospotrebnadzor afirmou que a Ucrânia não informou a entidade sobre a remoção dos produtos Lactalis Istra. “Ao contrário das leis estabelecidas pela legislação internacional, as autoridades de controle ucraniano não informarão o CPS sobre a realização de qualquer atividade relacionada à identificação de produtos russos que supostamente não cumprem com os requerimentos de qualidade e segurança”. A entidade disse também que sua própria avaliação dos produtos da Lactalis recolhidos “não revelam nenhuma discrepância”.

A reportagem é do Dairy Reporter, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint Brasil.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?