Rússia e China restringem compra de laticínios da Nova Zelândia

Os governos da Rússia e da China anunciaram neste domingo (4) restrições à importação de laticínios da neozelandesa Fonterra em meio a temores em relação à presença de uma bactéria que provoca botulismo.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Os governos da Rússia e da China anunciaram neste domingo (4) restrições à importação de laticínios da neozelandesa Fonterra em meio a temores em relação à presença de uma bactéria que provoca botulismo. (Veja matéria relacionada)

De acordo com a agência de notícias RIA Novosti, o órgão regulador russo Rospotrebnadzor divulgou nota informando sobre o início do recolhimento dos produtos da Fonterra e recomendou aos consumidores do país que não os comprem.

Na China houve a suspensão da importação de produtos que contenham soro de leite em pó. A decisão foi tomada depois de testes terem revelado a presença da bactéria em um soro de leite desidratado usado em diversos produtos da Fonterra, maior produtora mundial de laticínios, inclusive no leite em pó para bebês.

No sábado (3), a Fonterra revelou a existência de um "problema de qualidade" com a proteína desidratada usada na produção de três lotes em uma unidade de processamento em maio de 2013. Os lotes contaminados totalizam 38 toneladas do ingrediente. Segundo o governo da Nova Zelândia, os produtos contaminados foram exportados para Arábia Saudita, Austrália, China, Malásia, Tailândia e Vietnã. 

Segundo a Fonterra, nenhum dos produtos oferecidos pela cooperativa na plataforma de comércio internacional de lácteos Global Dairy Trade foi alvo das suspensões.

As informações são do Estadão Conteúdo, Dow Jones Newswires e da Global Dairy Trade resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

José Paulo da Silva
JOSÉ PAULO DA SILVA

GOVERNADOR VALADARES - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 06/08/2013

É realmente estranho, que o Departamento de Controle de Qualidade da maior Empresa do mundo não tenha detectado em tempo útil esta grave contaminação, antes de multiplicar o problema com o uso deste soro em póem seus diversos produtos. Entretanto é louvável a atitude da Fonterra , que vem a público dar a mão a palmatória, apresentar suas desculpas o que não a eximirá dos enormes prejuizos financeiros com o embargo das exportações dos paises lesados, sem contar com as implicações jurídicas que enfrentará mostrando que justiça funciona nos paises ditos desenvolvidos. Já  em nosso gigante pela própria natureza.........


Fernando  Santos
FERNANDO SANTOS

CARMÓPOLIS DE MINAS - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 06/08/2013

Se lá, na maior do mundo, temos "risco de botulismo"... imaginem aqui, onde a justiça nem prendeu ninguém das empresas que apresentaram fraudes do leite UHT com uréia, formol, e outros???!  Os consumidores brasileiros não merecem respeito até hoje! Que vergonha de ser brasileiro!
Qual a sua dúvida hoje?