Rússia continua oferecendo potencial de exportação de lácteos à UE

As restrições no crescimento da produção de leite da Rússia, combinadas com o aumento da demanda dos consumidores por produtos lácteos, significam que a demanda de importação do país deverá permanecer forte durante 2014. Com o mercado russo representando aproximadamente 26% e [...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

As restrições no crescimento da produção de leite da Rússia, combinadas com o aumento da demanda dos consumidores por produtos lácteos, significam que a demanda de importação do país deverá permanecer forte durante 2014. Com o mercado russo representando aproximadamente 26% e 19%, respectivamente, das exportações totais de queijos e manteiga da União Europeia (UE) em 2012, isso fornece um espaço para mais crescimento nas exportações, especialmente no contexto de um aumento esperado nas ofertas de leite da UE.

As importações russas de todos os produtos lácteos deverão crescer entre 3% e 11% em 2014, apesar de nem todo esse crescimento dever partir das exportações europeias.

A produção de leite na Rússia em 2013 ficou cerca de 4% menor do que em 2012, devido à menor lucratividade e ao impacto da seca na disponibilidade e na qualidade da alimentação animal. Entretanto, as melhoras na produção de leite por vaca, devido às importações de novilhas de alta qualidade, deverão compensar a pequena redução prevista no rebanho leiteiro russo, mantendo a previsão para a produção relativamente estável em 2014.

A demanda dos consumidores na Rússia por produtos lácteos deverá continuar crescendo, apoiada pelo aumento na renda per capita, adoção de estilos de vida mais saudáveis e promoção de produtos funcionais e inovadores. O queijo é responsável pela maior parte do valor do mercado consumidor, seguido por manteiga e creme. A demanda de importação deverá aumentar devido à falta de disponibilidade de matéria-prima para satisfazer os requerimentos da indústria de processamento doméstica.

Os dados são do DairyCo Dairy Market Update, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?