RS: Secretário afirma que todo o setor do leite foi prejudicado

O secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Mainardi, avaliou que todo o setor do leite foi prejudicado, com descrédito por parte do consumidor, após a confirmação de venda de produto adulterado em investigação do Ministério Público. Segundo Mainardi, os eventos demonstram com clareza que o Estado precisa avaliar o sistema como um conjunto, principalmente no que se refere às questões de sanidade e inspeção.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

O secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Mainardi, avaliou que todo o setor do leite foi prejudicado, com descrédito por parte do consumidor, após a confirmação de venda de produto adulterado em investigação do Ministério Público. Ele falou durante reunião extraordinária da Câmara Setorial do Leite, na sede da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa).

Segundo Mainardi, os eventos demonstram com clareza que o Estado precisa avaliar o sistema como um conjunto, como acontece nas Câmaras Setoriais, principalmente no que se refere às questões de sanidade e inspeção. "Precisamos virar a página e resgatar a credibilidade do setor. O nosso sentimento é de construir uma reação forte para comprovar a qualidade do nosso leite", assegurou o secretário.

O presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados (Sindilat/RS), Wilson Zanatta, defendeu que não houve negligência por parte da indústria, uma vez que já eram exigidos 21 testes. Ele salientou que somente a partir de 18 de fevereiro que o teste específico para detecção do formol passou a ser cobrado pelo Ministério Público.

Para Gilberto Piccinini, representante da Organização das Cooperativas do Rio Grande do Sul (Ocergs), é necessário ter serenidade "essa é a oportunidade que temos para corrigir os erros e pensar o futuro. Ao invés de destacar culpados precisamos aproveitar o momento para organizar a cadeia".

Mainardi propôs um conjunto de medidas para evitar fraudes. Entre elas, a necessidade de reforçar as equipes de fiscalização, o que pode ocorrer mediante a contratação emergencial ou efetivação do concurso já aprovado para a Defesa Agropecuária do Estado. Outro ponto sugerido pelo secretário foi a adesão, pelo Estado, da Instrução Normativa nº. 62, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que, por meio de normas técnicas mais rigorosas regulamenta a produção, identidade e qualidade do leite.

Também foi proposto o aumento do crédito presumido em contrapartida à adesão das indústrias que atuam com fiscalização estadual ou municipal ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). O crédito deveria ser usado para que estes laticínios investissem na melhoria das suas plantas industriais. Outras medidas devem ser negociadas internamente no Governo e com os integrantes da Câmara Setorial, na expectativa de que possam ser anunciadas na abertura da Expoleite, marcada para o próximo dia 16, no Parque de Exposições Assis Brasil.

A reportagem é do Correio do Povo, adaptada pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

darlani  porcaro
DARLANI PORCARO

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 15/05/2013

Uma vergonha para o nosso país, e dizem que essa fraude já vem desde de 2009 , imagina quantas crianças e idosos principalmente, ja estão envenenados por esses procedimentos criminosos .Precisamos de mais eficiência nessas fiscalizações , para o bem do Brasil.
Carlos Roberto Conti Naumann
CARLOS ROBERTO CONTI NAUMANN

CURITIBA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 15/05/2013

A constituição da republica do Brasil define, que é responsabilidade do estado preservar a qualidade dos alimentos ofertados a população brasileira. Dito isto,o estado sabe perfeitamente dos riscos que a população corre com respeito a baixa qualidade sanitária dos produtos, assim como,a fraude econômica que os consumidores estão sujeitos. Então eu pergunto, será necessário a fiscalização efetiva das industrias e seus produtos, sem a menor duvida.O grande problema que vejo é o prejuizo que ocorre para as pessoas de boa indole ,que produzem com seriedade e quando vaza uma noticia perniciosa, aos interesses do consumidor todo mundo se faz de bobo e dai querem correr atras do prejuizo para justificar a inificiencia dos orgãos que deveriam fiscalizar.
thiago alberton pereira
THIAGO ALBERTON PEREIRA

TRÊS BARRAS DO PARANÁ - PARANÁ - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 14/05/2013

É tragico para toda a cadeia leiteira do País, vai haver um recuo por parte do consumidor final prejudicando não agora, mas daqui a 3 meses a 4 meses quando o pico de leite estiver no auge da aveia de inverno, principalmente no Sul brasileiro.
Qual a sua dúvida hoje?