RS, SC e PR formam aliança para aumentar produção de leite

Representantes dos governos do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná formalizaram na tarde desta terça-feira, 02, na Expointer a criação da Aliança Láctea Sul Brasileira, que pretende oferecer capacitação e assistência aos cerca de 300 mil integrantes da cadeia leiteira regional [...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Representantes dos governos do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná formalizaram na tarde desta terça-feira, 02, na Expointer a criação da Aliança Láctea Sul Brasileira, que pretende oferecer capacitação e assistência aos cerca de 300 mil integrantes da cadeia leiteira regional.

Atualmente os três Estados produzem 10,8 bilhões de litros de leite por ano, ou 33% do volume produzido pelo setor no Brasil e coloca a região na segunda posição do ranking brasileiro. De acordo com estimativa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o desempenho crescente dos três Estados deve fazer com que, em 2015, a participação do Sul chegue a 35%, garantindo a liderança na produção nacional.

Os governos estaduais pretendem fazer da aliança um fórum público-privado permanente, que no primeiro ano de existência terá a coordenação do Paraná.

De acordo com o secretário paranaense de Agricultura, Norberto Ortiaga, o trabalho passa pela profissionalização da cadeia leiteira, melhoria as condições de produção, oferta de crédito e aumento do preço pago ao produtor, entre outras ações. "Queremos dobrar a capacidade produtiva em cinco anos", disse.

Com a criação da aliança, a expectativa é de quem em 10 anos a produção de leite de RS, SC e PR alcance 19,5 bilhões de litros por ano, 77% a mais do que é produzido hoje. A aliança deve englobar ações para assegurar a sanidade dos rebanhos, principalmente voltadas para o controle de febre aftosa, brucelose e tuberculose. Atualmente, Santa Catarina é o único Estado brasileiro livre de febre aftosa sem vacinação, status reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Fraudes

Durante o ato nesta terça-feira em Esteio, na região metropolitana de Porto Alegre, o secretário da Agricultura do RS, Claudio Fioreze, lembrou as dificuldades enfrentadas pela cadeia leiteira gaúcha - que tem sido alvo de investigações de fraude desde o ano passado - e defendeu a qualidade do leite da região.

Recentemente, um caso de adulteração também foi descoberto em Santa Catarina. "Nós temos certeza de que o leite do Sul do Brasil é de excelente qualidade. É um leite trabalhado desde a pesquisa, assistência técnica e defesa. É um dos mais inspecionados e, portanto, o de melhor qualidade do Brasil."

O secretário da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina, Airton Spies, afirmou que a formação da aliança contribuirá para acabar com as irregularidades no setor. "Quem não fizer o dever de casa não terá vez. As fraudes não podem conviver com o leite profissionalizado", disse.

As informações são do Estadão Conteúdo.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

José de Padua Silva
JOSÉ DE PADUA SILVA

SOCORRO - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 09/09/2014

Este Sr Claudio Fioreze não têm noção de qualidade do leite, ou não conhece o Brasil.
jeferson piroli
JEFERSON PIROLI

VIDEIRA - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 03/09/2014

Muito boa essa matéria, precisamos fortalecer o Sul!!
Qual a sua dúvida hoje?