RS: preço médio do leite subiu mais de 13% nos últimos 30 dias
Um levantamento da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) comprova em números aquilo que o consumidor já percebeu na prática: nos últimos 30 dias, o preço médio do leite longa vida subiu 13,1%, saltando de R$ 1,93 para R$ 2,23 o litro.[...]
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Tradicionalmente, a produção de leite baixa nos meses de março, abril e maio, forçando a valorização do produto. Este ano, porém, os aumentos da gasolina e da tarifa de energia elétrica ajudaram a impulsionar a elevação.
Segundo o presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Estado do Rio Grande do Sul (SindiLat), Alexandre Guerra, tanto a indústria quanto o produtor estavam trabalhando sem margem de lucro desde o final do ano passado, quando o preço caiu. Agora, ele afirma, é o momento de recuperação.
Preço tende a continuar alto
— A indústria precisa que os preços se mantenham nesse patamar nos próximos meses para se reerguer. Houve aumento dos custos para toda cadeia leiteira, desde o produtor, que depende do transporte, até a energia elétrica, para o resfriamento na indústria — explica.
Novos reajustes no preço, segundo ele, dependerão da lei da oferta e da procura.
Para quem compra em grande quantidade, o aumento pesa ainda mais. Há creches em que as crianças tomam cerca de um litro por dia. Sem contar as quantias que são usadas para fazer bolo, pão, bolacha e pratos salgados. Em apenas poucos casos é possível substituir, no lanche, o leite por suco.
Esforços pelo desperdício zero
Ainda usando creches como exemplos de locais que têm sofrido com o aumento no preço, principalmente devido à quantidade demandada, em casos com doações insuficientes de leite de pó da prefeitura e do programa Mesa Brasil, é necessário comprar de dez a 12 caixas (com 12 litros cada) de leite por mês. De acordo com a tesoureira da escola desse caso apenas o berçário consome seis litros por dia. Das quatro refeições ofertadas aos alunos, o leite está presente em três.
Para funcionários, este é mais um aumento que se soma ao preço já salgado de carnes, frutas e verduras. Em diversos locais têm sido feito pesquisas de preços de outras marcas de leite, porém não foi encontrada grande diferença, e campanhas em busca de doações.
As informações são do jornal Zero Hora.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

AMAMBAI - MATO GROSSO DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 10/04/2015
Olha a carne o quanto subiu arroba em 140,00 aqui no MS e o bezerro de 1.400,00 pra cima, e o leite este preço tudo sobe so o leite que não acompanha pois ele sobe um pouco agora que começa o frio + depois baixa e volta no que estava a uma ano atrás.
Quem e pequeno sitiante e vive do leite esta muito difícil dele tirar com poucas vacas pra conseguir sequer o preço do salario mínimo e tenso.

V.B.STSSMA.TRINDADE - MATO GROSSO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 10/04/2015